Planejamento e Implantação de Cohousing

Curso

« Ver todos os cursos

Planejamento e Implantação de Cohousing

Data: 19 a 21/10/2018   (sexta à domingo), das 19 às 22 horas (sexta) e das 9h às 18h (sábado e domingo)

Objetivo: Compartilhar os fundamentos do cohousing, sua concepção, princípios, metodologia, diferentes modelos e alternativas, de maneira a capacitar os participantes a conceberem, planejarem, desenvolverem e mediarem grupos de cohousing.

O “como fazer” para lograr êxito e o que ter em conta para “evitar o insucesso” serão abundantemente abordados neste curso, a partir da experiência de 20 anos de Laura Fitch como arquiteta especializada em cohousing e residente e membro do Pioneer Valley Cohousing, em Amherst, Massachussets.

Público-alvo: Arquitetos, urbanistas, engenheiros, investidores, coachs, psicólogos, gerontólogos, e outros profissionais e especialistas e ainda pessoas físicas que pretendem planejar a implantação de cohousings, atuando das mais diversas formas junto aos grupos de cohousing, seja formando os mesmos, seja facilitando e mediando-os até a consecução final do projeto e sua implantação.

Pré-requisitos: O curso será dado em inglês, com tradução simultânea.

Aos interessados pela modalidade transmissão simultânea, será transmitido apenas o áudio da tradução em Português.

Programação

Competência

Este curso contribui para o desenvolvimento da seguinte competência:

Preparar os participantes para planejar a implantação de um cohousing, iniciando-se com a formação de um grupo, a mediação das reuniões deste grupo, e os demais passos necessários com vistas à consecução do objetivo de implantação do cohousing.

Além disso, este curso envolve as seguintes ações: conduzir reuniões do grupo inicial formador do cohousing, analisar, comparar e compreender as diversas opções para o grupo, de acordo com os perfis dos futuros residentes, aplicar os princípios do cohousing para a formação do grupo, mediar e solucionar as diferentes demandas dos membros do grupo, integrar os diversos passos e ações para a implantação do cohousing, coordenar e conduzir todo o processo.


Ementa

1 - O que é cohousing? 

     a. Geral
     b. Senior x multigeracional
     c. Modelos assemelhados

 2 – O projeto – Kicking off

     a. Modelo organizado por um desenvolvedor imobiliário
     b. Modelo auto-gerido pelo grupo

•  Projeto – Design

1 – O processo – uma introdução ao processo participativo e sua importância na formação da comunidade

2 – Site design – urbano ou rural

Exercício para a seleção

3 – Desenhando as instalações comunitárias

Processo decisório

•  O projeto

Processos Decisórios e Governança – A chave para o sucesso

Princípios gerais de decisões por consenso. / Técnicas de facilitação

Decisões sobre o Design do Projeto – expandindo o visto no módulo anterior

Processo de Dynamic Governance

Desenvolvendo a política do cohousing e recursos

Vivendo em conjunto

Construindo confiança e conexões em comunidade

Resolvendo conflitos

Fazendo acontecer – Refeições em conjunto

Resumo – Próximos passos

Networking a partir deste curso

Associação Nacional de Cohousing

Programa

SEXTA-FEIRA – das 19h às 22h: 

 O que é cohousing – seus modelos

1 - O que é cohousing?
     a. Geral

     b. Senior x multigeracional

     c. Modelos assemelhados

2 – O projeto – Kicking off

     a. Modelo organizado por um desenvolvedor imobiliário

     b. Modelo auto-gerido pelo grupo

SÁBADO - das 9h00 às 18h00

Formação do Grupo e Desenvolvimento

1 – Auto-gerido pelo grupo

Como desenvolver um grupo

Visão, estatutos, marketing, etc

O aporte financeiro

2 – Organizado por desenvolvedor imobiliário

Trilhas paralelas (desenvolvendo o projeto e o grupo)

3 – Escolhendo a terra - passos para implantação

Projeto – Design

1 – O processo – uma introdução ao processo participativo e sua importância na formação da comunidade

2 – Site design – urbano ou rural

Exercício para a seleção

3 – Desenhando as instalações comunitárias

Processo decisório

O projeto

DOMINGO -  das 9h00 às 18h00

  • Processos Decisórios e Governança – A chave para o sucesso
  • Princípios gerais de decisões por consenso. / Técnicas de facilitação
  • Decisões sobre o Design do Projeto – expandindo o visto no módulo anterior
  • Processo de Dynamic Governance
  • Desenvolvendo a política do cohousing e recursos
  • Vivendo em conjunto
  • Construindo confiança e conexões em comunidade
  • Resolvendo conflitos
  • Fazendo acontecer – Refeições em conjunto
  • Resumo – Próximos passos
  • Networking a partir deste curso
  • Associação Nacional de Cohousing

Estratégias de Aprendizagem

Foram organizadas como estratégias várias situações ativas de aprendizagem que possibilitarão ao participante trocar constantemente de ideias e dividir com os docentes as experiências de cada um. Serão utilizadas proposições de problemas, discussões em grupo, enriquecidas com exemplos reais trazidos pelos docentes.

Perfil do Docente

Laura Fitch é arquiteta, fundadora e presidente da Fitch Architecture & Community Design, um escritório de arquitetura especializado em design sustentável e eficiente. Sua experiência é muito focada nos processos de formação de grupo, com facilitação ativa, de modo a construir consenso nas comunidades e construir comitês. Sua especialidade é o cohousing.Laura alia a sua experiência profissional em cohousing com sua vivência como moradora no Pioneer Valley Cohousing, em Amherst, Massachussets, deste 1997.

Educação

Graduação: Boston Architectural College, Boston, MA; Bacharel em Arquitetura - 1991; BAC de 2006 Distinguished Alumni Award
Universidade do Colorado - Boulder, Escola de Design Ambiental, Bacharel em Design para Meio Ambiente, 1982
Estudos Internacionais Dinamarqueses; Copenhague, Dinamarca, Arquitetura e Design, 1981

Registro de arquitetura e certificações relacionadas

Comunidade de Massachusetts (1991) # 8835
NCARB # 52524
LEED BD + C (2003) - US Green Building Council

Certificado

Serão fornecidos certificados que tiverem uma frequência mínima de 75%.

Carga horária e organização curricular: 18 horas

Duração: 19 a 21/10/2018. Sexta-feira das 19h às 22h. No sábado e domingo, das 9h às 18h. (Sexta, sábado e domingo).

Pontuação:

pqe-40pontos

Investimento: 

Curso completo
Participantes À vista com desconto Parcelado
Sócios Secovi-SP R$ 2.700,00 2x R$ 1.400,00 8x R$ 391,00*
Representados Secovi-SP** R$ 3.037,00 2x R$ 1.579,00 8x R$ 440,00*
Demais interessados R$ 3.375,00 2x R$ 1.755,00 8x R$ 489,00*

*Cartão de crédito

Curso Completo – Transmissão Simultânea
Participantes À vista com desconto Parcelado
Sócios Secovi-SP R$ 1.350,00 2x R$ 700,00 8x R$ 195,00
Representados Secovi-SP** R$ 1.519,00 2x R$ 789,00 8x R$ 220,00 
Demais interessados R$ 1.688,00 2x R$ 888,00 8x R$244,00 


Aos interessados pela modalidade transmissão simultânea, será transmitido apenas o áudio da tradução em Português.

Aceitamos inscrições de transmissão simultânea para as regionais do Secovi, empresas, entidades e órgãos públicos localizados na capital, interior de São Paulo e outros estados. Formação de turma para transmissão simultânea dependerá do número de interessados.

 

Informações Importantes:
1) 
Os pagamentos parcelados só serão aceitos desde que a última parcela seja quitada até o penúltimo dia do curso.
2)  Em casos de cancelamento ou adiamento do curso:

O curso poderá ser cancelado ou adiado por falta de quórum, com até 24 horas de antecedência da data prevista para seu início.

  • Na hipótese de  cancelamento , serão devolvidos 100% do valor pago, por meio de depósito em conta bancária indicada pelo PARTICIPANTE, correspondente a PESSOA FÍSICA ou PESSOA JURÍDICA apontada na ficha de inscrição como responsável pelo pagamento, em até 20 (vinte) dias úteis após indicação dos dados bancários.
  • Na hipótese de  adiamento , serão devolvidos,  MEDIANTE REQUERIMENTO  do PARTICIPANTE endereçado ao e-mail universidade@secovi.com.br, 100% do valor pago, também por meio de depósito em conta bancária indicada por ele, em até 20 (vinte) dias úteis após indicação dos dados bancários.

O reembolso em ambos os casos será feito única e exclusivamente em nome de quem efetuou o pagamento.

3)   Inclui material didático, coffee-breaks e certificado da Universidade Secovi.
4)  A Universidade reserva-se o direito de alterar as datas, horários ou mesmo cancelar programas, dependendo do número de interessados.

Realização

         logo-freeway


INSCREVA-SE

 

 

Inscrições e Informações

Telefones:  (11) 5591-1306 ou  universidade@secovi.com.br

Local:   Sede do Secovi-SP:  Rua Dr. Bacelar, 1.043 - Vila Clementino - São Paulo - SP - 04026-002

 Estacionamento: Rua Luís Góis, 2.100

Outras informações:  O Secovi-SP reserva-se o direito de alterar a data, os horários ou mesmo cancelar o curso/evento, dependendo do número de interessados.

Meu Secovi

Desde maio/ 2001, a Universidade Secovi proporcionou:

  • 833 turmas
  • 24.014 horas  
  • 23.717 alunos

Enquete

Como você fica sabendo dos cursos da Universidade Secovi-SP?

 
 
 
 
 
 
 

  • Ampliar
  • Biblioteca Secovi
  • Condomínios Secovi
  • GeoSecovi
  • Milenium
  • Posto de Serviços
  • PQE Secovi
  • Rede Imobiliária Secovi
  • Portal Secovi