Perguntas e Respostas

Perguntas e Respostas

1) O que é uma universidade corporativa?
É um núcleo de formação e aperfeiçoamento patrocinado por uma organização e destinado a satisfazer as necessidades de desenvolvimento profissional de seus colaboradores, bem como de fornecedores, representantes, pessoal de assistência técnica e até mesmo clientes.
2) Como surgiram as universidades corporativas?
No final dos anos 80, muitas das grandes empresas americanas, compreendendo que a formação acadêmica convencional não poderia acompanhar o ritmo das mudanças, nem preparar os colaboradores nas especificidades de cada organização, criaram o conceito de universidade corporativa, redefinindo e aumentando o escopo de atuação do antigo departamento de treinamento.
3) Como funcionam as universidades corporativas?
Normalmente, para demonstrar pleno comprometimento, o presidente ou principal executivo da organização é o reitor da universidade. É ele quem define a missão e os principais objetivos, além de disseminar a cultura da organização em aulas magnas ou por ocasião do encerramento de um curso. As universidades corporativas têm estrutura enxuta e recrutam instrutores e professores dentro da própria organização, dentre os fornecedores e também nas universidades acadêmicas parceiras e em empresas de consultoria, treinamento e desenvolvimento de mão de obra.
4) As universidades corporativas competem com as universidades tradicionais?
Não, embora haja, principalmente nos EUA, algumas universidades corporativas que se regularizaram como escolas convencionais e até aceitam alunos estranhos ao seu ramo.
5) Existem universidades corporativas no Brasil?
Sim, várias. As primeiras foram, na realidade, reproduções das universidades da matriz estrangeira. Hoje, muitas empresas genuinamente brasileiras já possuem algo semelhante. Apenas para citar alguns exemplos, temos a Academia Ticket, Motorola, Brahma, McDonalds e muitas outras.
6) Por que uma universidade corporativa para o mercado imobiliário?
Porque neste mercado não existem muitas empresas que tenham a quantidade necessária de empregados que justifique o investimento numa universidade. O Secovi, como entidade que representa as empresas imobiliárias em São Paulo, tem melhores condições de buscar parcerias e oferecer cursos a preços acessíveis.
7) Quais são os objetivos da Universidade Secovi?
Levantar as necessidades de treinamento e desenvolvimento de pessoal, bem como as de pesquisa para buscar e ou desenvolver, interna e externamente, os cursos e as informações necessárias à satisfação dessas necessidades. Além disso, é também objetivo identificar tendências para o mercado imobiliário em termos de gestão, tecnologia, serviços, marketing, etc.
8) Como funciona a Universidade Secovi?
Os cursos oferecidos podem ser realizados no formato presencial (ministrados na sede da Universidade e nas Regionais do sindicato), formato virtual (transmissão simultânea e on demand) e na versão in company, possibilitando adaptar determinado curso aos moldes da empresa solicitante.
9) Quais são os cursos oferecidos?
A Universidade Secovi promove cursos para toda a cadeia de valor representada pelo SECOVI-SP. Cursos como Aperfeiçoamento em Técnicas de Zeladoria, Administração de Condomínios, Técnicas de Vendas e Negociação, Gerenciamento de Empreendimentos de Parcelamento do Solo Urbano, Especialização em Direito Imobiliário Empresarial e Cursos Internacionais como: ARM, CPM, REAP, TRC, além do curso de Pós-Graduação em Gestão de Negócios Imobiliários e o MBA em Financiamentos Imobiliários.
10) Quais serão os parceiros estratégicos da Universidade Secovi?
Além das instituições de ensino formal, dentre as quais destacamos as parcerias antigas com a Fundação Vanzolini, da USP, já são parceiros do Secovi e, por conseguinte, da Universidade Secovi, o SENAC, ESPM, ABECIP, UBS e organismos internacionais como a NAR - National Association of Realtors, com o IREM - Institute of Real Estate Management, com o ULI - Urban Land Institute, a FIABCI - Federação Internacional das Profissões Imobiliárias, e várias outras.
11) Quem são os instrutores ou professores?
Por conta dos inúmeros cursos já realizados pelo Secovi, a Universidade começou suas atividades com uma enorme gama de professores e instrutores que já atuam em programas voltados para o setor, bem como empresários e executivos que apresentam "cases" de sucesso no mercado, pois uma das virtudes das universidades corporativas é justamente o contato direto com quem faz. A prática precisa dominar a carga horária dos cursos oferecidos, pois esse é o seu grande diferencial.
12) Quem é o aluno típico da Universidade Secovi?
Profissionais que já militam no mercado imobiliário, além de profissionais que desejam ingressar no setor e alunos oriundos de instituições financeiras, seguradoras, fornecedores do setor, etc.
13) A Universidade expedirá certificados ou diplomas?
Sim. Certificados, para os cursos de pequena duração e diplomas para os mais longos, mediante processo de avaliação. Nos cursos internacionais ou naqueles onde exista exigência legal de registro, os diplomas são expedidos em conjunto com as instituições parceiras.s. Duis neque augue, viverra eget bibendum at, dignissim in massa. Cras adipiscing nunc ut libero scelerisque faucibus. Mauris non ligula leo. Nam condimentum scelerisque metus bibendum tincidunt.
14) O que o mercado ou a sociedade ganha com a Universidade Secovi?
Maior profissionalismo, atualização constante e benchmarking internacional. "O investimento que oferece o maior retorno é a Educação".
15) Quais são os requisitos necessários para freqüentar um curso?
Depende do curso. Há casos em que os requisitos são menores e envolvem apenas o ensino fundamental. Há cursos onde é necessário o diploma de curso superior e outros onde exige-se experiência profissional ou formação específica, como por exemplo, o curso de Especialização em Direito Imobiliário Empresarial.
16) Qual é a duração dos cursos?
Há desde cursos com 6 horas de duração até cursos mais extensos, como o curso de Gerenciamento de Empreendimentos de Parcelamento do Solo Urbano, com carga horária de 100 horas, além dos cursos de Pós-graduação em Gestão de Negócios Imobiliários, com 360 horas e o MBA em Financiamentos e Negócios Imobiliários, com 480 horas.
17) Há algum sistema de certificações ou designações?
Sim, as especializações internacionais, por exemplo. O aluno deve cumprir o programa, ser aprovado nos exames de cada disciplina e comprovar idoneidade profissional e experiência no ramo, para conseguir uma designação. Há também as certificações eAC, para profissionais da área de administração condominial, e GPARSOLO, voltada para profissionais de área de parcelamento do solo urbano.
18) Onde são oferecidos os cursos?
Na sede da Universidade Secovi, localizada na Av. Brigadeiro Luis Antônio, 2344, 9º andar – Cerqueira Cesar – São Paulo/SP. Alguns cursos também são agendados nas regionais do Secovi no interior.
19) Há avaliação?
Sim. É consenso em Educação que todo aprendizado deve ser submetido a processos de avaliação, inclusive o próprio corpo docente. Não pretendemos criar uma "fábrica de certificados", mas sim cursos sérios onde o aluno terá de se esforçar e demonstrar ter assimilado os conhecimentos ministrados. O mercado é quem faz a seleção dos melhores. Por isso, o melhor marketing da Universidade Secovi é a qualidade dos cursos ministrados e isso só se consegue com preparação e avaliação.
20) Quais os custos para os alunos?
Nem o Secovi e nem a Universidade Secovi são entidades com fins lucrativos. Mas também não visam o prejuízo. Pelo fato de não objetivarem lucro, podemos garantir que os custos serão bem acessíveis. Além disso, pela experiência anterior, a maioria dos cursos tem seus custos pagos pelas empresas ou pelos condomínios, total ou parcialmente.
21) Quem são os concorrentes da Universidade Secovi?
A rigor, não há concorrência direta, uma vez que não existe quem ofereça cursos específicos para o mercado imobiliário em larga escala. Nos casos em que instituições de ensino oferecem tais cursos, a parceria tem se revelado o melhor caminho para ambos. Contudo, se houver concorrência, o mercado sairá ganhando, pois todos se esforçarão mais. Vale lembrar que um dos motivos que levaram o Secovi a criar a Universidade foi justamente a deficiência na oferta de cursos específicos para o setor.
22) Como outros Estados podem ter acesso a esses cursos?
Existem Secovi´s e outras associações imobiliárias em muitos Estados e cidades. Cada um desenvolve o que é melhor para sua área geográfica de atuação. Contudo, as parcerias e os intercâmbios são sempre bem vindos, pois implicam em rapidez e em redução de custos.
23) Como e quando são divulgados os cursos?
Todos os cursos são divulgados pelos meios tradicionais do Secovi (site da Universidade Secovi, Revista Secovi Condomínios, FaxSecovi, Newsletters), além de folders, malas-diretas, divulgação por meio da assessoria de imprensa da entidade, e-mails informativos para nossos associados, ex-alunos e pessoas que fazem contato com a Universidade ou mesmo pelo site do Secovi-SP.

Meu Secovi

Desde maio/ 2001, a Universidade Secovi proporcionou:

  • 792 turmas
  • 22.992 horas  
  • 22.528 alunos

Enquete

Como você fica sabendo dos cursos da Universidade Secovi-SP?

 
 
 
 
 
 
 

  • Ampliar
  • Biblioteca Secovi
  • Condomínios Secovi
  • GeoSecovi
  • Milenium
  • Posto de Serviços
  • PQE Secovi
  • Rede Imobiliária Secovi
  • Portal Secovi