Madeira no setor imobiliário é tema de novo curso | Notícias

Notícias

Madeira no setor imobiliário é tema de novo curso

Programa é fruto de parceria entre Secovi-SP, IPT e FSC® Brasil. Em maio.
14/03/2018

Madeira no setor imobiliário é tema de novo curso

Muitas são as variáveis que influenciam o bom desempenho da madeira nas obras e na mitigação de riscos aos processos no setor imobiliário, como especificação de espécies com características adequadas ao uso, compra do produto especificado no projeto, identificação e validação no recebimento, garantia de origem, dentre outras.

Com o objetivo de facilitar os processos que envolvam escolha, compra e recebimento de produtos madeireiros, a Universidade Secovi oferece curso inédito sobre o tema, em parceria com o FSC Brasil e o IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas). A iniciativa acontece de 8 a 17 de maio, na sede da instituição e também por transmissão simultânea. As aulas serão ministradas por docentes das entidades parceiras.

Para Carlos Borges, vice-presidente de Tecnologia e Sustentabilidade do Secovi-SP e um dos docentes, o caminho para a construção sustentável é irreversível e a capacitação dos profissionais de incorporadoras e construtoras para avançar neste processo é essencial para a sustentabilidade. “O tema é muito pouco abordado no mercado e há uma carência de informações objetivas e práticas para que as empresas adquiram conhecimento sobre madeira legal”, comenta. 

Segundo ele, são vários os ganhos para as empresas: garantia da aquisição de madeira de forma legal e ambientalmente correta; poder evidenciar o cumprimento da legislação vigente e mitigar riscos de questionamento judicial e multas e penalidades severas; e divulgar aos clientes a boa prática em um mercado que, gradativamente, valoriza empresas que são sustentáveis e ajudam a proteger o planeta.

“O setor da construção civil é o maior consumidor de madeira tropical do país”, diz Aline Tristão, diretora executiva do FSC Brasil. “Portanto, é fundamental que ele também se responsabilize pelo desmatamento, busque a origem dos produtos que compra e se una em prol de políticas públicas que favoreçam as boas práticas no setor”, completa. Segundo Aline, quanto mais informação, tanto sobre o próprio manejo quanto em relação aos inúmeros benefícios da madeira, melhores serão as escolhas de empresários e consumidores.

Destinado a profissionais que atuam em construtoras e incorporadoras, arquitetos, engenheiros e demais interessados, o programa inclui aspectos sobre como obter garantia e validação de informações da origem na compra de produtos madeireiros com o uso da madeira certificada pela FSC nas construções Leed e Aqua. “A sustentabilidade de um setor só se torna viável quando todos os elementos da sua cadeia produtiva estiverem comprometidos”, diz Ligia Ferrari T. di Romagnano, diretora do Centro de Tecnologia de Recursos Florestais do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) do Estado de São Paulo. “E o setor da construção civil paulista tem o poder econômico para direcionar o mercado nacional ao uso sustentável da madeira”, completa.

O curso vai apresentar diferentes tipos de desempenho da madeira, as diferentes origens e forma de produção da madeira nativa e da madeira plantada, o funcionamento do mercado madeireiro, a maneira de mitigar riscos de imagem e como comprar o tipo de madeira apropriado de forma segura e com garantia de origem responsável. O programa inclui abordagem sobre a importância da sustentabilidade na construção civil, as vantagens do consumo da madeira, as novas tecnologias, a certificação FSC e o manejo de baixo impacto.

Serviço 

Curso: Madeira no setor imobiliário: especificação, compra e identificação
Quando: 8 a 17/5 (terça a quinta-feira), das 9 às 12 horas
Onde: Universidade Secovi.
Programa completo: clique aqui.
PQE: O curso vale 50 pontos no PQE (Programa Qualificação Essencial) do Secovi-SP.
Inscrições: pelo site ou pelo telefone (11) 5591-1306.

Galeria de imagens

Comente esta notícia

Meu Secovi

Desde maio/ 2001, a Universidade Secovi proporcionou:

  • 833 turmas
  • 24.014 horas  
  • 23.717 alunos

Enquete

Como você fica sabendo dos cursos da Universidade Secovi-SP?

 
 
 
 
 
 
 

  • Ampliar
  • Biblioteca Secovi
  • Condomínios Secovi
  • GeoSecovi
  • Milenium
  • Posto de Serviços
  • PQE Secovi
  • Rede Imobiliária Secovi
  • Portal Secovi