Gestão de Crise

Curso

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Gestão de crise de imagem de marca no mundo com redes sociais

Data:  (A confirmar), das 9 às 12 horas.

Objetivo:

No mundo contemporâneo, marca é um dos ativos mais valorizados pelos mercados. Com o empoderamento da sociedade, as marcas ficaram mais frágeis e expostas: aumento da quantidade de crises de marca, aumento da comunicação entre consumidores e aumento da velocidade de troca de informação. Redes sociais, Reclame Aqui, blogs de notícias sensacionalistas, o poder de comunicação está na mão da sociedade como um todo. 

No competitivo mercado imobiliário, estar preparado para a gestão de crise de marca pode fazer a diferença entre a sobrevivência e a morte do negócio.


Público-alvo:

Responsáveis pela gestão de marca e comunicação de incorporadoras, incluindo profissionais de gestão, marketing, comunicação e agências. Demais públicos de interesse no mercado imobiliário.

Pré-requisitos:

Conhecimentos básicos de administração e marketing.

Programação

Competência

Ao final deste curso, o participante deverá ser capaz de:

Entender e relacionar os principais conceitos de marca, sistema de informação de marketing e gestão de crise de marca.

Criticar os processos atuais e localizar fragilidades.

Organizar um processo básico de gestão de crise de marca de incorporadoras, envolvendo as atividades de prevenção, gestão e recuperação.


Ementa

Contexto contemporâneo – Marcas mais fortes e mais fragilizadas.

Principais conceitos – marca, imagem, posicionamento, comunicação, crise de imagem, comitê de crise, sistema de informação de marketing, inteligência de marketing, pesquisa de marketing, comitê de crise.

Gestão de crise, exemplos reais e simulações (RPG).

Matriz de risco e sua elaboração.

Programa


1º bloco - Contexto e conceitos.

2º bloco – A característica das crises de marca.

3º bloco – Uso da informação para gestão de crises de marca.

Estratégias de aprendizagem

Foram organizadas como estratégias várias situações ativas de aprendizagem que possibilitarão ao participante trocar constantemente de ideias e dividir com os docentes suas experiências individuais.

Serão utilizadas proposições de problemas, discussões em grupo, casos, enriquecidos com exemplos reais trazidos pelo professores e alunos.


Avaliação da aprendizagem

A avaliação é realizada considerando os seguintes critérios:

Participação nas discussões em sala.

Participação nos exercícios individuais e em grupo em sala.

Perfil do Docente

Alexandre Borba Salvador: Professor, palestrante e consultor e facilitador de treinamentos Professor de pós-graduação e MBA em grandes faculdades como ESPM, FIA, FGV, FAAP e SENAC. Facilitador de treinamentos de desenvolvimento de líderes.

15 anos de experiência como executivo de marketing, com passagem por bancos, empresas de tecnologia e empresas de alimentos e bebidas. Grande experiência em desenvolvimento de marcas, gestão de negócios, inteligência, gestão de crise de marca e processo de inovação. 

Doutorando em Administração de Empresas - Marketing pela FEA-USP. Mestre em Administração de Empresas – Marketing pela FEA/USP. Graduado em Administração de Empresas pela FEA/USP, com especializações em Administração de Marketing pela Madia Marketing School, Gestão de Produto pela ESPM, Gerenciamento de Produto pela FGV, Fundamentos da Psicanálise pelo Instituto Sedes Sapientiae e MBA Executivo pelo Insper.


Certificado

Serão fornecidos certificados aos alunos que tiverem frequência mínima de 75%. 

Obs.: Inclui material didático, coffee-breaks e certificado da Universidade Secovi.

Referências Bibliográficas

CHIUSOLI, C. L.; IKEDA, A. Sistema de Informação de Marketing (SIM): ferramenta de apoio com aplicações à gestão empresarial. São Paulo: Atlas, 2010.   

COOMBS, W. T. Protecting Organization Reputations During a Crisis: The Development and Application of Situational Crisis Communication Theory. Corporate Reputation Review, v. 10, n. 3, p. 163–176, 2007a. 

COOMBS, W. T. Attribution Theory as a guide for post-crisis communication research. Public Relations Review, v. 33, n. 2, p. 135–139, jun. 2007b. 

DE MATOS, C. A.; ROSSI, C. A. V. Consumer reaction to product recalls: factors influencing product judgement and behavioural intentions. International Journal of Consumer Studies, v. 31, n. 1, p. 109–117, jan. 2007. 

DEAN, D. H. Consumer Reaction to Negative Publicity: Effects of Corporate Reputation, Response, and Responsibility for a Crisis Event. Journal of Business Communication, v. 41, n. 2, p. 192–211, abr. 2004. 

LAUFER, D.; COOMBS, W. T. How should a company respond to a product harm crisis? The role of corporate reputation and consumer-based cues. Business Horizons, v. 49, n. 5, p. 379–385, set. 2006. 

LIPOVETSKY, G. Metamorfoses da cultura liberal. Porto Alegre: Editora Sulina, 2004. 

MATOS, C. A. DE; VEIGA, R. T. Os efeitos da publicidade negativa nas atitudes dos consumidores. Caderno de Pesquisas em Administração, v. 10, n. 2, p. 69–86, 2003. 

ROSA, M. Como lidar com crises de imagem: a síndrome de Aquiles. São Paulo: Editora Gente, 2001. 

SALVADOR, A. B.; IKEDA, A. A. Big Data Usage in the Marketing Information System. Journal of Data Analysis and Information Processing, v. 2, n. August, p. 77–85, 2014. 

SALVADOR, A. B.; IKEDA, A. A. BIG DATA NA GESTÃO DE CRISE DE MARCA: UM ENSAIO EXPLORATÓRIO. RIMAR, v. 5, n. 1, p. 3–14, 2015. 

SALVADOR, A. B.; STREHLAU, V. I.; IKEDA, A. A. LOCAL CRISIS OF GLOBAL BRAND AND MONITORING OF USE OF SOCIAL MEDIA. Remark, v. 14, n. 4, p. 438–450, 2015.

Carga horária: 9 horas

Informações Importantes:

Formação de turma para transmissão simultânea dependerá do número de interessados.

1)  Os pagamentos parcelados só serão aceitos desde que a última parcela seja quitada até o penúltimo dia do curso.
2)  Em casos de cancelamento ou adiamento do curso:

O curso poderá ser cancelado ou adiado por falta de quórum, com até 24 horas de antecedência da data prevista para seu início.

  • Na hipótese de  cancelamento , serão devolvidos 100% do valor pago, por meio de depósito em conta bancária indicada pelo PARTICIPANTE, correspondente a PESSOA FÍSICA ou PESSOA JURÍDICA apontada na ficha de inscrição como responsável pelo pagamento, em até 20 (vinte) dias úteis após indicação dos dados bancários.
  • Na hipótese de  adiamento , serão devolvidos,  MEDIANTE REQUERIMENTO  do PARTICIPANTE endereçado ao e-mail  universidade@secovi.com.br , 100% do valor pago, também por meio de depósito em conta bancária indicada por ele, em até 20 (vinte) dias úteis após indicação dos dados bancários.

O reembolso em ambos os casos será feito única e exclusivamente em nome de quem efetuou o pagamento.

3)   Inclui material didático, coffee-breaks e certificado da Universidade Secovi.
4)  A Universidade reserva-se o direito de alterar as datas, horários ou mesmo cancelar programas, dependendo do número de interessados.

 

Realização

 

Inscrições e Informações

Telefones:  (11) 5591-1306 ou  universidade@secovi.com.br

Local: Sede do Secovi-SP: Rua Dr. Bacelar, 1.043 - Vila Clementino - São Paulo - SP - 04026-002

 Estacionamento: Rua Luís Góis, 2.100

Outras informações:  O Secovi-SP reserva-se o direito de alterar a data, os horários ou mesmo cancelar o curso/evento, dependendo do número de interessados.

Meu Secovi

Desde maio/ 2001, a Universidade Secovi proporcionou:

  • 825 turmas
  • 23.760 horas  
  • 23.587 alunos

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