Incorporação imobiliária

Curso

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Incorporação imobiliária - 14º turma

Data:  11/3 a 12/6/2019 (segundas e quartas-feiras, das 19h às 22h)

Objetivo:  Proporcionar aos participantes, conhecimentos gerais sobre a atividade de incorporação imobiliária, desde a prospecção e aquisição do terreno até a construção e entrega do empreendimento, passando pelos aspectos relacionados ao direito imobiliário, a sustentabilidade, ao zoneamento da cidade de São Paulo e a estimativa de áreas de projeto, ao processo de comercialização das unidades, a análise econômica e financeira de empreendimentos, além do compartilhamento de casos reais vivenciados pelo corpo docente, composto por experientes profissionais do setor.

Público-alvo:  Este curso destina-se a e mpresários, gerentes de incorporação, engenheiros, arquitetos, advogados, gerentes de vendas, investidores e qualquer outro profissional interessado em conhecer a atividade de incorporação imobiliária.

Programação

Pré-requisitos:

Ter conhecimentos básicos de operação de planilha eletrônica Excel e trazer notebook com este software instalado para uma aula prática de análise econômica e financeira.

Competência:

Ao final deste curso, o participante terá adquirido conhecimentos gerais sobre a atividade de incorporação imobiliária, de acordo com os temas descritos no programa abaixo.

Introdução a atividade de incorporação imobiliária (1 aula):

  • Visão geral de um empreendimento imobiliário.

Prospecção, aquisição de terrenos (1 aula) :

  • Estudo da vocação do terreno;
  • Análise preliminar da Legislação Urbana (restrições e potenciais);
  • Análise do terreno (infraestrutura, topografia, solo, contaminação/lençol freático, documentação);
  • Estudo das exigências e restrições dos órgãos públicos envolvidos (zoneamento, uso e ocupação do solo, enquadramento em Operação Urbana e Outorga, exigências em outras instâncias etc);
  • Pesquisa de mercado e Estudo da vocação do terreno;
  • Estudos de arquitetura;
  • Aspectos da negociação com proprietários;
  • Formas de Pagamento: dinheiro ou permutas.

Gestão do empreendimento (4 aulas):

  • Contratos de Serviços
    • Contratação da construtora;
    • Desenvolvimento de projetos técnicos;
    • ontratação da
    • Montagem do canteiro de obras.
  • Acompanhamento da obra
    • Acompanhamento da obra (previsto x realizado);
    • Revisão de projetos em razão de imposições técnicas;
    • Contratação de empreiteiros e fornecedores diversos;
    • Regularização da construção com vistas ao “habite-se”;
    • Elaboração do orçamento da obra;
    • Cronograma físico financeiro.
    • Norma de Desempenho
  • Finalização e entrega do empreendimento
    • Emissão de certidões necessárias ao “habite-se”;
    • Vistorias pelos órgãos públicos;
    • Emissão de alvarás diversos;
    • Vistoria pelos adquirentes;
    • Entrega das chaves;
    • Assembleia de instalação do condomínio.
  • Outros aspectos relacionados a gestão do empreendimento
    • Relacionamento com os clientes
    • Compliance e governança corporativa

Fontes de Financiamento e Mercado (2 aulas) :

  • Fontes Alternativas de Recursos;
  • Sistema Financeiro de Habitação (SFH);
  • Sistema Financeiro Imobiliário (SFI);
  • Sistemas de financiamento para famílias de baixa renda;
  • Mercado imobiliário e economia.

Zoneamento de São Paulo (3 aulas) :

  • Evolução histórica
  • Conceitos norteadores do Plano Diretor Estratégico e da Lei de Zoneamento de São Paulo
  • Zonas e categorias de uso
  • Parâmetros urbanísticos
  • Quota ambiental
  • Retrofit e reforma / Código de Obras
  • Áreas de interesse social
  • Exemplos práticos de busca
  • Estudo de viabilidade técnico-legal e estimativa de áreas de projeto

Sustentabilidade no Setor Imobiliário (2 aulas):

  • Conceitos de sustentabilidade
  • Problemas socioambientais e econômicos no planeta e no desenvolvimento imobiliário
  • Possíveis soluções para um desenvolvimento imobiliário sustentável
  • Custos adicionais e benefícios econômicos da construção sustentável
  • Certificações ambientais para edifícios

Fontes de Financiamento e Mercado (2 aulas) :

  • Aprovações e licenciamentos de incorporações imobiliárias

Direito imobiliário (5 aulas):

  • Lei 4591/64 de Incorporações Imobiliárias
  • Patrimônio de afetação
  • Alienação fiduciária
  • Modelos de aquisição de terrenos para incorporação;
  • Montagem jurídica e registro do Memorial de Incorporação;
  • Registro Imobiliário;
  • Aspectos jurídicos no relacionamento com clientes;
  • Elaboração e registro da Convenção de Condomínio;
  • Estruturação societária e tributação.
  • Responsabilidades dos envolvidos numa incorporação imobiliária

Lançamento e comercialização (2 aulas):

  • Definição de produto
  • Definição da campanha e das peças de marketing;
  • Treinamento da equipe de vendas;
  • Abertura do processo de comercialização
  • Certificações ambientais para edifícios
  • Dados de mercado

Marketing digital para incorporadoras imobiliárias (2 aulas) :

  • Utilização de Big Data, redes sociais, ferramentas e mídias digitais;

Análise econômica e financeira de incorporações imobiliárias (3 aulas):

  • Composição do VGV, dos custos e despesas do empreendimento (obra, propaganda e marketing, juros, administração da incorporação, jurídicas, administrativas da SPE, impostos, corretagem, outorga etc);
  • Conceitos básicos dos principais indicadores econômicos e financeiros utilizados nas análises de empreendimentos imobiliários (Valor Presente Líquido, Taxa interna de Retorno- TIR, Pay-Back, Margem Estática, Investimentos, Retornos, Fluxo de Caixa, etc.);
  • Exercícios práticos de análise econômica e financeira de incorporações imobiliárias em planilha Excel fornecida pelo docente.

Estratégias de Aprendizagem:

Foram organizadas como estratégias várias situações ativas de aprendizagem que possibilitarão ao participante trocar constantemente de ideias e dividir com os docentes as experiências de cada um. Serão utilizadas metodologias ativas, proposições de problemas, discussões em grupo, enriquecidas com exemplos reais trazidos pelos docentes.

Avaliação de Aprendizagem:

Será aplicada uma avaliação (prova) ao final do curso.

Perfil dos Docentes:

Alexandre Lafer Frankel
Alexandre Lafer Frankel é sócio-fundador e CEO da Vitacon S/A. Graduado em Engenharia Civil, Frankel também é idealizador do projeto “Como Viver Em São Paulo Sem Carro”, com três livros já lançados, e pela criação do “Cidade Colaborativa”. Foi eleito cidadão sustentável, em 2013, e jovem empreendedor do ano, em 2014, pelo LIDE.
Alexandre Lafer Frankel
Alexandre Lafer Frankel é sócio-fundador e CEO da Vitacon S/A. Graduado em Engenharia Civil, Frankel também é idealizador do projeto “Como Viver Em São Paulo Sem Carro”, com três livros já lançados, e pela criação do “Cidade Colaborativa”. Foi eleito cidadão sustentável, em 2013, e jovem empreendedor do ano, em 2014, pelo LIDE.

Carlos Alberto Borges

Engenheiro Civil pela Faculdade de Engenharia da Fundação Armando Álvares Penteado; Diretor Técnico da Construtora TARJAB desde 1983; Pós-Graduado em Administração da Fundação Getúlio Vargas; MBA em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing; Mestre em Engenharia pela Escola Politécnica – USP; Vice-Presidente de Tecnologia e Qualidade do Secovi.

Carlos Del Mar

Carlos Henrique Fiorini da Silva
Graduado em Engenharia Civil pela UNIP – São Paulo/SP, com mais de 20 anos de experiência na área de prospecção/aquisição de terrenos para Incorporação Imobiliária, atuando em grandes empresas do Setor, como Tecnisa, Schahin, Cyrela, VBI Real Estate e atualmente como Diretor de Novos Negócios na BRcorp Empreendimentos Imobiliários.

Celso Petrucci
Economista pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado – FECAP – 1980; Iniciou as atividades no crédito imobiliário em 1976 na Diretoria de Programas Habitacionais da Nossa Caixa/Nosso Banco; Sócio das empresas Petrucci Imóveis Ltda e SScore – Gerenciamento de Risco de Crédito S/A; Iniciou as atividades sindicais no Secovi-SP – em 1983, atualmente é Economista-Chefe e Executivo da Vice Presidência de Incorporação e Terrenos Urbanos; Representa o Secovi-SP em grupos de trabalho junto à Caixa Econômica Federal, Banco Central, Ministérios, Abecip e Anbima. Foi representante técnico e Conselheiro Suplente do Conselho Curador do FGTS - 2001 a 2005; Conselheiro Suplente e Titular do Conselho Curador do FGTS pela Confederação Nacional do Comércio – 2005 a 2011; Representante do Secovi-SP e da CBIC na negociação da Lei 10.931/04 Patrimônio de Afetação; Eleito para presidir a CII-Comissão da Indústria Imobiliária da CBIC na gestão 2017/2010.

Ely Wertheim
Formado em Administração de Empresas pela PUC-SP; Curso de matemática financeira pela FGV; Diretor da Luciano Wertheim Empreendimentos Imobiliários (empresa fundada em 1950); foi Vice-Presidente de Incorporação e Terrenos Urbanos do Secovi-SP de 2007 a 2012; Coordenador de Projetos Especiais do Secovi-SP; Membro da Vice-Presidência de Incorporação e Terrenos Urbanos e membro nato do conselho consultivo do Secovi-SP.

Gonzalo Fernandez
Formado em Administração de Empresas pela FAAP, e pós-graduado em Negócios Imobiliários, sócio-diretor da empresa Fernandez Mera Negócios Imobiliários desde 2008. É Diretor Adjunto da Fiabci Brasil.

Gustavo Tadeu Testa Reis Mestre em Comunicação e Práticas de Consumo (ESPM) e Bacharel em Comunicação Social (ESPM). Possui especializações em Comportamento do Consumidor Harvard Business School, Gestão da Inovação pela ESPM, Estratégia e Liderança pela Fundação Dom Cabral (2015) e Inovação Digital pela Stanford University (2015). Atualmente é Gerente Geral de Marketing & Ambientes Digitais da Tecnisa, Professor de Marketing na pós-graduação da ESPM, Marketing Digital no INSPER.

Hamilton de França Leite Jr
Administrador de Empresas (FAAP); Pós graduado em Gerenciamento de Empresas de Construção Civil (Poli/USP); Pós Graduado em Negócios Imobiliários (FAAP/Secovi-SP); Mestre em Engenharia Civil e Urbana (Poli/USP); CEO da Casoi Des. Imobiliário (1991-2017); Executivo da Universidade Secovi-SP; Diretor da FIABCI Brasil; Pró-reitor da Uni Secovi-SP (2016-2017); Vice Presidente de Sustentabilidade do Secovi-SP (2016-2017); Membro do Conselho do Fundo Paulista de HIS (2010-2013); Membro do Conselho Municipal de Habitação de São Paulo; Docente no MBA in Real Estate na ESPM e em curso de pós-graduação na Fac. de Arquitetura Mackenzie; Vice Presidente da Coalizão de Padrões Éticos Internacionais para o setor imobiliário ( www.ies-coalition.org ); Membro do Conselho do CBCS ( www.cbcs.org.br ); Membro do Conselho do ITDP ( www.itdpbrasil.org.br ); Vice-Presidente da LARES ( www.lares.org.br ). Artigos e apresentações: www.hamiltonleite.com.br

Leonardo Araújo

Luiz Ricardo Pereira Leite
Graduado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, com especialização em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas; ex-Secretário da Habitação da Gestão Gilberto Kassab; ex-diretor comercial e social da COHAB/SP. Trabalhou também na iniciativa privada como sócio-diretor da Titano Engenharia. Foi diretor de Novos Negócios da Tecnisa Engenharia e Comércio.

Marcelo Terra

Maria Helena Fakhany
Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie – São Paulo/SP; especialista em legislação municipal, com experiência de 40 anos na área de aprovação de projetos na PMSP; membro da Comissão Técnica de Legislação Urbanística (CTLU); sócia-proprietária da H2 Arquitetura Ltda.; consultoria e assessoria na área de projeto legal; elaboração de projeto legal; elaboração de estudo de viabilidade técnico-legal; treinamentos através de workshops sobre a aplicação da legislação de Uso e Ocupação do Solo do município de São Paulo e demais dispositivos legais relacionados.

Olivar Lorena Vitale Junior
Relacionado na área de Real Estate como advogado em destaque no Brasil pela “CHAMBERS LATIN AMERICA – Latin America´s Leading Lawyers for Business Edição de 2012, 2013 e 2014 ( The Client´s Guide)”; Conselheiro Jurídico do Secovi-SP; Conselheiro Jurídico do SindusCon-SP; Professor e Coordenador Pedagógico do Curso de “Especialização em Direito Imobiliário Empresarial”, da Universidade Secovi; Professor e Coordenador do Curso de MBA de Gestão em Negócios Imobiliários, da ESPM/Universidade Secovi; Professor na disciplina de Aspectos Comerciais e Legislação na Construção Civil, no curso de Especialização/MBA da POLI-USP; Membro Associado da MDDI - Mesa de Debates de Direito Imobiliário.

Ricardo Lacaz

Roberta Simeone                                            

Rodrigo Bicalho

Silvia Helena Alliegro de Lima
Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie – São Paulo/SP; Sócia Proprietária da H2 Arquitetura Ltda.; consultoria e assessoria na área de projeto legal junto à Prefeitura do Município de São Paulo. Elaboração de projeto legal. Elaboração de estudo de viabilidade técnico legal. Treinamentos através de workshops sobre a aplicação da legislação de uso e ocupação do solo do município de São Paulo e demais dispositivos legais relacionados.

Vicente Amadei

Certificado:

Serão fornecidos certificados (diplomas) aos alunos que forem aprovados na avaliação com média acima de 5,0 e que tiverem frequência mínima de 75% ao final do curso.

Carga horária:  81 horas

Pontuação:


Investimento:

Participantes À vista com desconto Parcelado
Sócios Secovi R$ 3.744,00 2x R$ 1.890,00 3x R$ 1.272,00 4x R$ 964,00 5x R$ 778,00

8x R$ 542,00

(cartão de crédito)

Representados R$ 4.212,00 2x R$ 2.127,00 3x R$ 1.432,00 4x R$ 1.084,00 5x R$ 876,00

8x R$ 610,00

(cartão de crédito)

Demais Interessados R$ 4.680,00 2x R$ 2.363,00 3x R$ 1.591,00 4x R$ 1.205,00 5x R$ 973,00

8x R$ 678,00

(cartão de crédito)


*Em dia com a contribuição sindical 2018.

Desconto especial de 20% aos alunos que concluíram com êxito o curso “Análise, formação e negociação de áreas para incorporação”.

Inscrições por e-mail: universidade@secovi.com.br

Informações Importantes:
1) 
Os pagamentos parcelados só serão aceitos desde que a última parcela seja quitada até o penúltimo dia do curso.
2)  Em casos de cancelamento ou adiamento do curso:
O curso poderá ser cancelado ou adiado por falta de quórum, com até 24 horas de antecedência da data prevista para seu início;
- Na hipótese de  cancelamento , serão devolvidos 100% do valor pago, por meio de depósito em conta bancária indicada pelo PARTICIPANTE, em até 20 (vinte) dias úteis após indicação dos dados bancários;
- Na hipótese de  adiamento , serão devolvidos,  MEDIANTE REQUERIMENTO  do PARTICIPANTE endereçado ao e-mail da  universidade@secovi.com.br , 100% do valor pago, também por meio de depósito em conta bancária indicada por ele, em até 20 (vinte) dias úteis após indicação dos dados bancários;
- O reembolso em ambos os casos será feito única e exclusivamente em nome de quem efetuou o pagamento.

3)  Inclui material didático fornecido pelos docentes (disponibilizado na área do aluno), coffee-breaks e certificado da Universidade Secovi.
Observação: aos alunos da Transmissão Simultânea ponto a ponto, não será entregue material impresso.
4)  A Universidade reserva-se o direito de alterar as datas, horários ou mesmo cancelar programas, dependendo do número de interessados.

 

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Inscrições e Informações

Telefones:  (11) 5591-1306 ou  universidade@secovi.com.br

Local:  Sede do Secovi-SP:  Rua Dr. Bacelar, 1.043 - Vila Clementino - São Paulo - SP - 04026-002

  Estacionamento: Rua Luís Góis, 2.100

Outras informações:  O Secovi-SP reserva-se o direito de alterar a data, os horários ou mesmo cancelar o curso/evento, dependendo do número de interessados.

Meu Secovi

Desde maio/ 2001, a Universidade Secovi proporcionou:

  • 833 turmas
  • 24.014 horas  
  • 23.717 alunos

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