Elaboração de Previsão Orçamentária

Curso

« Ver todos os cursos

Elaboração de Previsão Orçamentária para Condomínios

Data: 19 e 21/03/2018 (segunda e quarta-feira, das 9 às 12 horas)

Objetivo: A Previsão Orçamentária tem implicações em todos os aspectos da vida condominial. A elaboração correta, transparente, objetiva e criteriosa facilita a administração financeira anual do condomínio. O curso tem como objetivo fornecer as técnicas para elaboração de uma previsão que reflita as reais necessidades dos condomínios.

Público-alvo: Este curso destina-se a auxiliares e assistentes de condomínio.

Pré-requisitos: Não há.

Programação

Competência 

Este curso contribui para o desenvolvimento da seguinte competência:

Fornecer as técnicas para a elaboração da Previsão Orçamentária. Além disso, este curso envolve as seguintes ações:

  • Compreender a divisão das despesas em grupos
  • Estimar gastos futuros
  • Elaborar previsões para condomínios recém-implantados

Ementa                                   

  • Divisão das despesas em grupos de contas
  • Levantamento de dados passados
  • Cálculos de gastos futuros
  • Provisão de despesas
  • Elaboração da previsão
  • Especificidades na implantação

Programa  

  • Divisão das despesas em grupos de contas
  • Levantamento de dados passados
  • Cálculos de gastos futuros
  • Provisão de despesas
  • Elaboração da previsão
  • Especificidades na implantação
Das retenções na fonte (INSS, ISS, CSRF)
Conceitos básicos
Pessoa Jurídica e Pessoa Física
Dos serviços sujeitos
Mão de obra e empreitada
Hipóteses de retenção
Alíquotas, códigos e vencimentos
Dispensa da retenção
Apuração da base de cálculo

Estratégias de aprendizagem

Foram organizadas como estratégias várias situações ativas de aprendizagem que possibilitarão ao participante trocar constantemente de ideias e dividir com o docente suas próprias experiências. Serão utilizadas proposições de problemas, enriquecidas com exemplos reais trazidos pelo docente.

Perfil do Coordenador                      

Marco Cesar Braga Gubeissi
Administrador de Empresas pela FAAP; Advogado pela FMU; ARM pelo IREM/EUA; CPM pelo IREM/EUA; Coordenador do Núcleo das Administradoras de Condomínios; Vice-Presidente do Capítulo Brasileiro do IREM; Sócio da Verti Administração e Assessoria Imobiliária.

Perfil do Docente 

Ricardo Barreto
Advogado graduado pela UNG; Pós-Graduado em Direito Imobiliário pela EPD (Escola Paulista de Direito); ARM (Accredited Residential Manager) pelo IREM/EUA (Institute of Real Estate Management ) ; 18 anos de experiência na administração de propriedades residenciais e comerciais; Docente da Universidade Secovi.                                 

Certificado 

Serão fornecidos certificados aos alunos que tiverem frequência mínima de 75%.
Obs.: Coffee-breaks e certificado da Universidade Secovi.

Carga horária: 6 horas

Pontuação:


Investimento:

Participantes Representados Parcelado
2x 8x (cartão de crédito)
Sócios Secovi R$ 400,00 2x R$ 208,00 8x R$ 58,00
Representados R$ 450,00 2x R$ 234,00 8x R$ 65,00
Demais interessados R$ 500,00 2x R$ 260,00 8x R$ 72,00


Informações Importantes:

1)  Os pagamentos parcelados só serão aceitos desde que a última parcela seja quitada até o penúltimo dia do curso.
2)  Em casos de cancelamento ou adiamento do curso:

O curso poderá ser cancelado ou adiado por falta de quórum, com até 24 horas de antecedência da data prevista para seu início.

  • Na hipótese de  cancelamento , serão devolvidos 100% do valor pago, por meio de depósito em conta bancária indicada pelo PARTICIPANTE, correspondente a PESSOA FÍSICA ou PESSOA JURÍDICA apontada na ficha de inscrição como responsável pelo pagamento, em até 20 (vinte) dias úteis após indicação dos dados bancários.
  • Na hipótese de  adiamento , serão devolvidos,  MEDIANTE REQUERIMENTO  do PARTICIPANTE endereçado ao e-mail  universidade@secovi.com.br , 100% do valor pago, também por meio de depósito em conta bancária indicada por ele, em até 20 (vinte) dias úteis após indicação dos dados bancários.

O reembolso em ambos os casos será feito única e exclusivamente em nome de quem efetuou o pagamento.

3)   Inclui material didático, coffee-breaks e certificado da Universidade Secovi.
4)  A Universidade reserva-se o direito de alterar as datas, horários ou mesmo cancelar programas, dependendo do número de interessados.

Realização

 

Inscrições e Informações

Telefones:  (11) 5591-1304/1308 ou  universidade@secovi.com.br

Local: Sede do Secovi-SP: Rua Dr. Bacelar, 1.043 - Vila Clementino - São Paulo - SP - 04026-002

 Estacionamento: Rua Luís Góis, 2.100

Outras informações:  O Secovi-SP reserva-se o direito de alterar a data, os horários ou mesmo cancelar o curso/evento, dependendo do número de interessados.

Meu Secovi

Desde maio/ 2001, a Universidade Secovi proporcionou:

  • 833 turmas
  • 24.014 horas  
  • 23.717 alunos

Enquete

Como você fica sabendo dos cursos da Universidade Secovi-SP?

 
 
 
 
 
 
 

  • Ampliar
  • Biblioteca Secovi
  • Condomínios Secovi
  • GeoSecovi
  • Milenium
  • Posto de Serviços
  • PQE Secovi
  • Rede Imobiliária Secovi
  • Portal Secovi