Contratos Específicos e Registro de Loteamentos

Curso

 

« Ver todos os cursos

Contratos Específicos e Registro de Loteamentos - 2018  

Data: 22/05/18 a 28/06/18, (terças e quintas-feiras) das 19h às 22h

Objetivo:

Oferecer noções técnicas e práticas, proporcionando a ampliação e atualização de conhecimentos sobre contratos específicos e registro de loteamentos, além de uma noção geral sobre a atividade de parcelamento do solo urbano, abordando os temas mais complexos e polêmicos com os quais se defronta essa atividade imobiliária, destacando-se os seguintes componentes e os elementos importantes e essenciais sobre:

a) Elaboração de contratos de:  parceria entre o loteador e empreendedor; empreitada de obras e de serviços de loteamento; contrato padrão de compromisso e de venda com alienação fiduciária; de concessão de áreas públicas; de adesão à administração e manutenção de loteamento de acesso controlado e estatuto de associação de proprietários e adquirentes de lotes

b) Contratos de obras e serviços de loteamentos

c) Responsabilidade Ambiental Civil e Criminal nos contratos de obras e serviços de loteamento

d) Loteamento de acesso controlado

e) Contrato de concessão de áreas públicas

f) Procedimentos para o registro de loteamentos

g) Procedimentos para registro de contratos de venda de lotes e para o cancelamento do seu registro por inadimplência

h) Contrato de intermediação de venda de loteamento


Público-alvo:

Advogados, estudantes do último ano de faculdade de direito, registradores imobiliários e outros profissionais que atuam na área jurídica. Os demais interessados, tais como empresários e administradores de empresas loteadoras e de atividades afins, também poderão participar, desde que estejam cientes de eventuais dificuldades na assimilação das disciplinas do curso.

Pré-requisito:

Profissionais indicados no Público – Alvo

Programação

Competência

Preparar os participantes através de conhecimentos teóricos, práticos e experiências transmitidas por docentes capacitados (advogados que atuam no setor de parcelamento do solo urbano) sobre contratos específicos e registro imobiliário de loteamentos, visando informar sobre todos os aspectos que envolvem essa atividade, conscientizando os profissionais sobre a necessidade e responsabilidade de se elaborar contratos atendendo aos dispositivos legais, com qualidade técnica e preceitos éticos que possam contribuir para o relacionamento harmonioso entre as partes interessadas.

O curso também apresentará, como introdução, uma noção geral sobre todos os aspectos que envolvem a atividade de loteamentos, tais como estudos de viabilidade legal, ambiental, urbanística, econômico-financeira e comercial, projetos, aprovações, registro imobiliário, comercialização e administração do empreendimento até final.


O curso tratará de :

Contratos Específicos, abordando:

  • Os componentes e os elementos importantes e essenciais para a elaboração de contratos de parceria entre loteador e empreendedor; de empreitada de obras e de serviços de loteamento; a responsabilidade ambiental e civil nos contratos de obras e serviços de loteamento.
  • Contrato padrão de compromisso de venda e compra de lotes; de intermediação de venda de loteamento;  

Venda de Compra com Alienação Fiduciária

  •    Instrumento de venda e compra;
  •    Procedimentos para registro e rescisão, no caso de inadimplência.

Loteamento de Acesso Controlado

  • A legalidade do loteamento de acesso controlado
  • Instrumento de concessão de áreas públicas
  • Estatuto de Associação de administração de loteamento de acesso controlado
  • Contrato de adesão à administração e manutenção de loteamento de acesso controlado

A avaliação dos riscos de contratos mal elaborados

  • Cláusulas essenciais e restrições previstas na Lei 6766/79, Código Civil e no Código de Defesa do Consumidor, na elaboração dos contratos específicos que envolvem a atividade de loteamento.  

Registro de Loteamentos, abordando:

  • As exigências legais e informações sobre os procedimentos para o registro de loteamentos e sobre toda documentação necessária, tais como: títulos e registros imobiliários, projetos e cronograma de obras aprovados, certidões pessoais e tributárias, contrato padrão de compromisso de venda de lotes, prazos para exame da documentação pelo Registro de Imóveis, impugnações ao registro, publicação de editais e finalização do registro do empreendimento.
  • A importância do monitoramento dos procedimentos para o registro de loteamento;
  • A avaliação dos riscos de eventuais impugnações ao registro de loteamentos e as implicações quando não são adotados os procedimentos adequados;

Registro de contratos de venda de lotes

  • Procedimentos para registro de contratos de compromisso de venda de lotes e para cancelamento desse registro em caso de inadimplência.

Programa

  • Visão Global da Atividade de Parcelamento do Solo Urbano  
  • Contrato de Parceria para Implementação de Loteamento
  • Contratos de Empreitada de Obras e de Serviços para Implantação de Loteamento
  • Responsabilidade Ambiental, Civil e Criminal nos contratos de obras e serviços de loteamento
  • Loteamento de Acesso Controlado – (Legalidade) e Contrato de Concessão de Áreas Públicas
  • Registro de Loteamento - Documentação e Procedimentos no Registro de Imóveis
  • Contrato Padrão de Loteamento e Contrato de Venda com Alienação Fiduciária
  • Contrato de Intermediação de Venda de Loteamento
  • Procedimentos para Registro e Cancelamento de Contrato de Compromisso de Venda de Lotes
  • Associação de Loteamento de Acesso Controlado e Contrato de Adesão para Administração do loteamento
*sujeito a alterações


Estratégias de Aprendizagem

Foram organizadas, como estratégias, várias situações ativas de aprendizagem que possibilitarão ao participante trocar constantemente ideias e dividir com os instrutores sugestões, problemas e discussões baseados em exemplos reais.

Avaliação da Aprendizagem

Prova com questões de múltipla escolha.


Coordenador

Vicente C. Amadei – Diretor da vice-presidência de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente do SECOVI-SP; representante titular do SECOVI no GRAPROHAB e coordenador dos cursos de Parcelamento do Solo Urbano da Universidade Secovi.  Autor do livro Como Lotear uma Gleba – O Parcelamento do Solo Urbano em seus Aspectos Essenciais (Loteamento e Desmembramento) em coautoria com o desembargador Vicente de Abreu Amadei.

Perfil do Docente 

Corpo docente é composto por Advogados (as) Especialistas da área de loteamentos.

Carlos Santana de Souza – Advogado, com atuação na esfera consultiva e contenciosa; Especialista em Direito Imobiliário Empresarial; Gestor de Contratos e Registro de Loteamentos – Secovi; Membro do Comitê de Desenvolvimento Urbano/CDU – Secovi; Membro dos Grupos de Trabalhos do Secovi voltados a Cartório de Registro de Imóveis e Ministério Público.

Kelly Durazzo Azevedo – Advogada Especializada em Direito Imobiliário; 17 anos de experiência; Pós-Graduada em Direito Contratual pela PUC-SP; Direito Empresarial Imobiliário pelo Secovi-SP; Especialização na New York University e New York Real Estate Institute; Coautora na obra intitulada “Direito Imobiliário” da Editora Elsevier, 2007; Membro do Conselho Jurídico da Aelo, do GT Secovi- Cartórios e da Comissão de Direito Imobiliário da OAB.

Marcelo Manhães de Almeida – Advogado formado pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco-USP; Presidente da Comissão de Direito Urbanístico da OABSP; Vice-Presidente do CONPRESP; Membro do IASP; Vice-Presidente da MDDI-Mesa de Debates de Direito Imobiliário; e Professor da ESA SP. 

Especialista em Negócios Imobiliários pela Fundação Armando Álvares Penteado e Especialista em Planejamento e Gestão Urbana pela Faculdade Politécnica da USP; membro do Conselho Municipal de Habitação da Cidade de São Paulo, membro do Conselho Editorial da Revista Síntese de Direito Imobiliário.

Marcos Davi Monezzi – Advogado militante nas áreas do Direito Urbanístico, Imobiliário e Ambiental; Sócio Fundador do escritório Monezzi Advocacia; Membro da Diretoria de Loteamentos Fechados e da Comissão de Desenvolvimento Urbano do Secovi-SP; Vice-Presidente da Comissão de Direito Urbanístico e de Vizinhança da OAB/SP Subseção Pinheiros; Pós-graduado em Direito Contratual pela PUC-SP – COGEAE.

Maria Emilia Zanetti – Formada pela Universidade FMU; Pós-Graduada em Direito Processual Civil, pela Faculdade Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, em Registros Públicos, pela Instituição FMB Cursos Jurídicos e em Direito Empresarial, pela Escola Paulista da Magistratura do Estado de São Paulo. É advogada militante nas áreas: - de Incorporações e Negócios Imobiliários, - Contratos, - Negociação, Celebração e Administração de Compromissos de Venda e Compra, - Verificação e Retificação de Registros Públicos, - Empresarial e Societária, em Cury Advogados Associados.

Olivar Vitale – Relacionado na área de Real Estate como advogado em destaque no Brasil pela “CHAMBERS LATIN AMERICA – Latin America´s Leading Lawyers for Business Edição de 2012, 2013 e 2014 ( The Client´s Guide)”; Conselheiro Jurídico do Secovi-SP; Conselheiro Jurídico do SindusCon-SP; Professor e Coordenador Pedagógico do Curso de “Especialização em Direito Imobiliário Empresarial”, da Universidade Secovi; Professor e Coordenador do Curso de MBA de Gestão em Negócios Imobiliários, da ESPM/Universidade Secovi; Professor na disciplina de Aspectos Comerciais e Legislação na Construção Civil, no curso de Especialização/MBA da POLI-USP; Membro Associado da MDDI - Mesa de Debates de Direito Imobiliário.

Paula Emilia Zanetti – Atuante na área de parcelamento do solo urbano, há mais de 20 anos, como Gerente de Projetos e Produtos Urbanos e atualmente como Gestora de Loteamentos, assessorando empresas na implantação e gestão de produtos imobiliários, para bairros planejados e loteamentos urbanos.

Bacharel em Arquitetura e Urbanismo pela Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP, pós-graduada em Administração de Empresas pela FAAP, com MBA em Gestão Empresarial pela FGV/SP e especialista em Parcelamento do Solo Urbano, pelo SECOVI.

Integrante do grupo de trabalho - G.T. de Novos Empreendedores e Inovações e do Comitê de Desenvolvimento Urbano-C.D.U., ambos do SECOVI, além de ser membro da Diretoria de Associações em Loteamentos e Bairros Planejados, do SECOVI.

Sólida vivência na gestão de produto, gestão técnica e gestão administrativa/financeira, durante todo o processo de desenvolvimento e conceituação para a implantação de projetos e produtos imobiliários junto à equipe de planejamento, de projetos arquitetônicos e urbanísticos, de marketing/vendas e de engenharia, pautando toda esta gestão no conceito do trabalho multidisciplinar e de equipe.

Pedro Szajnferber De Franco Carneiro – Graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP) em 1999, pós-graduado em Direito Civil pela Faculdade Autônoma de Direito (FADISP) em 2003, pós graduado em Direito Ambiental Empresarial pela FGV-SP em 2007 e pela Universidade de São Paulo em 2004, Diretor Adjunto Jurídico para a área Ambiental da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e da Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP), coordenador do grupo de estudos de Direito Ambiental da FIESP.

* Quadro docente sujeito a alterações


Certificado

Aos alunos que forem aprovados na avaliação final com a média mínima de 5 e que tiverem uma frequência mínima de 75% nas aulas presenciais, serão fornecidos certificados de conclusão com êxito do curso.


Carga horária: 33 horas

Investimento

Curso Presencial
Completo À vista Parcelado
Sócios SECOVI-SP, AELO, ARISP, IRIB, OAB, Funcionários Públicos e Estudantes R$ 2.200,00 2x R$ 1.144,00 3x R$ 778,00 4x R$ 594,00 8x R$ 319,00
(cartão de crédito)
Representados R$ 2.475,00 2x R$ 1.287,00 3x R$ 874,00 4x R$ 668,00 8x R$ 359,00
(cartão de crédito)
Demais Interessados R$ 2.750,00 2x R$ 1.430,00 3x R$ 971,00 4x R$ 742,00 8x R$ 398,00
(cartão de crédito)

*Valores até o dia 30/03/18

Curso Presencial
Completo À vista Parcelado
Sócios SECOVI-SP, AELO, ARISP, IRIB, OAB, Funcionários Públicos e Estudantes R$ 2.420,00 2x R$ 1.258,00 3x R$ 855,00 4x R$ 653,00 8x R$ 350,00
(cartão de crédito)
Representados R$ 2.722,00 2x R$ 1.415,00 3x R$ 962,00 4x R$ 735,00 8x R$ 394,00
(cartão de crédito)
Demais Interessados R$ 3.025,00 2x R$ 1.573,00 3x R$ 1.069,00 4x R$ 817,00 8x R$ 438,00
(cartão de crédito)

*Valores após o dia 30/03/18

Transmissão Simultânea
Completo À vista Parcelado
Sócios SECOVI-SP, AELO, ARISP, IRIB, OAB, Funcionários Públicos e Estudantes R$ 750,00 2x R$ 390,00 3x R$ 265,00 4x R$ 202,00 5x R$ 165,00 8x R$ 99,00
(cartão de crédito)
Representados R$ 843,00 2x R$ 438,00 3x R$ 298,00 4x R$ 227,00 5x R$ 185,00 8x R$ 121,00
(cartão de crédito)
Demais Interessados R$ 937,00 2x R$ 487,00 3x R$ 331,00 4x R$ 252,00 5x R$ 206,00 8x R$ 135,00
(cartão de crédito)

Os e programas da Universidade Secovi podem ser cursados nas modalidades presencial, transmissão simultânea e transmissão ponto a ponto, tornando-os acessíveis aos profissionais de qualquer parte do País e do mundo, além da formatação de pacotes corporativos para empresas e entidades.
*Formação de turma para transmissão simultânea dependerá do número de interessados.

Informações Importantes:

1)  Os pagamentos parcelados só serão aceitos desde que a última parcela seja quitada até o penúltimo dia do curso.
2)  Em casos de cancelamento ou adiamento do curso:

O curso poderá ser cancelado ou adiado por falta de quórum, com até 24 horas de antecedência da data prevista para seu início.

  • Na hipótese de  cancelamento , serão devolvidos 100% do valor pago, por meio de depósito em conta bancária indicada pelo PARTICIPANTE, correspondente a PESSOA FÍSICA ou PESSOA JURÍDICA apontada na ficha de inscrição como responsável pelo pagamento, em até 20 (vinte) dias úteis após indicação dos dados bancários.
  • Na hipótese de  adiamento , serão devolvidos,  MEDIANTE REQUERIMENTO  do PARTICIPANTE endereçado ao e-mail  universidade@secovi.com.br , 100% do valor pago, também por meio de depósito em conta bancária indicada por ele, em até 20 (vinte) dias úteis após indicação dos dados bancários.

O reembolso em ambos os casos será feito única e exclusivamente em nome de quem efetuou o pagamento.

3)   Inclui material didático, coffee-breaks e certificado da Universidade Secovi.
4)  A Universidade reserva-se o direito de alterar as datas, horários ou mesmo cancelar programas, dependendo do número de interessados.

Pontuação:

gparsolo Informe-se sobre a importante Certificação Profissional de Gestor em Contratos e Registro de Loteamentos

 

Realização

 

Apoio:

aelo      


INSCREVA-SE

 

Inscrições e Informações

Telefones:  (11) 5591-1306 ou  universidade@secovi.com.br

Local: Sede do Secovi-SP: Rua Dr. Bacelar, 1.043 - Vila Clementino - São Paulo - SP - 04026-002

 Estacionamento: Rua Luís Góis, 2.100

Outras informações:  O Secovi-SP reserva-se o direito de alterar a data, os horários ou mesmo cancelar o curso/evento, dependendo do número de interessados.

Meu Secovi

Desde maio/ 2001, a Universidade Secovi proporcionou:

  • 825 turmas
  • 23.760 horas  
  • 23.587 alunos

Enquete

Como você fica sabendo dos cursos da Universidade Secovi-SP?

 
 
 
 
 
 
 

  • Ampliar
  • Biblioteca Secovi
  • Condomínios Secovi
  • GeoSecovi
  • Milenium
  • Posto de Serviços
  • PQE Secovi
  • Rede Imobiliária Secovi
  • Portal Secovi