Análise, formação e negociação de áreas

Curso

  « Ver todos os cursos

Análise e formação de áreas para incorporação

Data: 19/03/2019 a 02/07/2019 (terças-feiras), das 19 às 22 horas

Objetivo: Proporcionar aos participantes o conhecimento de aspectos comerciais, técnicos, jurídicos, e financeiros na aquisição, venda ou intermediação de terrenos para incorporação imobiliária. Capacitar profissionais/proprietários que vendem ou compram terrenos, oferecendo ferramentas práticas de uso diário.

Público-alvo: Analistas de Novos Negócios, corretores de imóveis preferencialmente com curso superior e o CRECI, além de arquitetos, advogados e engenheiros.

Programação

Competência 

Preparar os participantes para:

1 - Realizar análises relacionadas à documentação do terreno e de seus proprietários; aos usos e aproveitamentos permitidos, de acordo com o zoneamento atual da cidade de São Paulo; aos contratos e opções de compra e venda ou permuta; e aos aspectos econômicos e financeiros de empreendimento imobiliário;

2 - Compreender as linhas e formas de financiamento existentes para as empresas incorporadoras e para os compradores de imóveis;

3 - Realizar negociações eficazes de aquisição de terrenos para incorporação imobiliária

Ementas

  • Ética/visão geral da atividade
  • Jurídico
  • Aplicação prática da Lei de Zoneamento
  • Negociação
  • Cases
  • Viabilidade Econômica (Mercado e Recursos) e Viabilidade econômico-financeira
  • Incorporação imobiliária
  • Intermediação
  • Permuta
  • Compra e venda
  • Due diligence

Programa

Módulo 1 – Jurídico
Carga horária:
12 horas
Data: 19/03, 26/03, 02/04, 09/04/2019

Aula 1 – Flávio Prando/Cássia Castro

  • Visão global da atividade
  • Estudo da vocação do terreno;
  • Aspectos da negociação com proprietários;
  • Formas de pagamento: dinheiro, permutas (no local, fora do local, financeira) ou misto
  • Análise do terreno (infraestrutura, topografia, solo, contaminação/lençol freático, documentação);
  • Pesquisa de mercado e Estudo da vocação do terreno;
  • Cronograma da venda e compra de um terreno
  • Comissionamento do intermediador

Aulas 2 e 3 – Olivar Vitale

  • Análise jurídica dos terrenos ofertados;
  • Aspectos Jurídicos de empreendimentos SFH (Sistema
  • Financeiro da Habitação), PMCMV (Programa Minha Casa Minha Vida) e Crédito Associativo.
  • Minutas particulares e escritura pública;
  • Documentação;
  • Licenciamentos

Aula 4 – Rodrigo Bicalho

  •  Contratos;

  •  Resolutivas (parte técnica e jurídica);

  •  Inquilinos;

  •  Casos Práticos de due dilligences duridicas.

Módulo 2 – Arquitetura
Carga horária: 12 horas
Datas: 16/04, 23/04, 30/04 e 07/05/2019

Aulas 1, 2, 3 e 4 Fred Rangel

Metodologia:

  • Breve histórico da urbanização e formação das cidades
  • O papel da arquitetura e do urbanismo na incorporação imobiliária;
  • O exemplo da explosão urbana de São Paulo;
  • Definições da incorporação imobiliária;
  • A importância da criatividade e do projeto.
Gestão na concepção e desenvolvimento dos projetos:
  • Premissas para elaboração e análise;
  • Instrumentos, requisitos para aquisição de áreas e montagem do empreendimento;
  • Prospecções, pesquisas e identificação de tipologia;
  • Análise da legislação;
  • Conhecimento do terreno;
  • Influencia do marketing;
  • Modelo analítico de áreas de construção e viabilidade financeira preliminar;
  • Estudos de viabilidade arquitetônica;
  • Roteiro genérico para verificação de terrenos;
  • Apresentação de cases.

Gestão de projetos:


·          Tecnologia atual (novos conceitos e ferramentas de projeto);

·          Rápida recapitularização das aulas anteriores;

·          Simulação de um estudo inicial de viabilidade;

·          Roteiro de consulta à legislação;

·          Definições tecnológicas e a inserção das disciplinas complementares da engenharia;

·          Novos instrumentos (linguagem digital e modelagem);

·          BIM (Building Information Modelling);

·          Sustentabilidade;

·          Normas Técnicas: NB 15575 (Norma de Desempenho e Manuais de Escopo);

·          Custos das decisões arquitetônicas;

·          Capacidade de Gestão da informação: Sustentabilidade / Certificações;

·          Considerações finais e uma pequena visão do futuro.

·          Habitação de Interesse Social;

·         Apresentação de Cases Praticos.


Módulo 3 – Viabilidade econômico/financeira 
Carga horária: 12 horas 
Datas: 14/05, 21/05, 28/05 e 04/06/2019

Aula 1 – Mauro Teixeira Pinto

  • Mercado Imobiliário: reflexões acerca da formação e tendências da oferta e da demanda;
  • Analise de indicadores econômicos atrelados ao mercado imobiliário;
  • Crédito imobiliário: principais modalidades:
  • Minha Casa Minha Vida ;
  • SBPE .

Aulas 2, 3 e 4 - Hamilton de França Leite Jr.

·          Conceitos de indicadores econômicos ;

·          Composição do VGV, dos custos e despesas do empreendimento (obra, propaganda e marketing, juros, administração da incorporação, jurídicas, administrativas da SPE, impostos, corretagem, outorga etc);

·          Conceitos financeiros básicos (VP, VF, TIR, Pay-Back, Margem Estática, Investimentos, Retornos, Fluxo de Caixa etc.);

·          Elaboração de planilha modelo em Excel para análise de qualidade de indicadores econômico-financeiros de empreendimentos imobiliários e simulações de cenários para plano empresário e para crédito associativo (Minha Casa Minha Vida).

Módulo 4 – Negociação/cases
Carga horária: 12 horas
Datas: 11/06, 18/06, 25/06 e 02/07/2019

Aulas 1 José Ricardo Noronha

  • Teoria e prática de negociação ganha-ganha;
  • Negociação aplicada ao negócio.
  • Informações de mercado
  • Estudo de Caso da “Harvard Business School”.

Aulas 3 – Cássia Castro

  • Abordagem e negociação
  • Desenvolvimento da condição comercial (espécie, permuta e mista) e jurídica
  • Validação do cronograma de aquisição de um terreno
  • Negociações para aquisição de Terrenos a preço fechado, preço de custo, ou para o PMCMV (Programa Minha Casa Minha Vida).
  • Fechamento de propostas/minutas de venda e compra;
  • Apresentação de Pesquisa de Mercado com informações de lançamentos (produto, tipologia, VGV, valor e performance de vendas, etc.) por região;
  • Apresentação de cases práticos de aquisição de terrenos com suas diversas dificuldades, jurídicas, comerciais, fisicas, arquitetônicas e financeiras.
  • Apresentação do case Even/Fasano no Itaim.

Avaliação da aprendizagem
Avaliação no fim do curso.

Coordenadora
Cássia Castro – Graduada em Administração de Empresas pela FAAP. Pós-graduação em Negócios Imobiliários pela FAAP. Leader Training Arita Treinamentos. Pós-graduação International Business pela Harvard University. Sócia-diretora da Brev Soluções Imobiliárias responsável pela prospecção e negociação de terrenos para incorporadoras visando a implantação de projetos nos segmentos baixo (MCMV), médios (SBPE), alto e altíssimo padrão no estado de São Paulo; prospecção e negociação de locação de imóveis ao varejo em geral (supermercados, drogarias, estacionamentos,etc.); Acompanhamento da viabilidade técnica, financeira e jurídica na compra e na locação de imóveis; análise e mapeamento de mercado (inteligência de mercado). Alocação de investidores (via SPE ou SCP) para participação na compra de terrenos.

Flávio Domingos Prando – Graduado em Engenharia de Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1979), com cursos em nível de pós-graduação nas áreas de Estatística e Pesquisa Operacional. Inúmeros cursos e seminários durante os últimos 25 anos, visando uma adequada atualização profissional frente ao mercado imobiliário, com particular atenção ao segmento de comercialização imobiliária com ênfase em baixa renda; sócio-diretor da Nova Realty Imóveis, empresa inicialmente voltada para a incorporação e construção de imóveis residenciais e comerciais, tendo a partir de 1986, agregado a atividade de comercialização de imóveis, tanto na área de lançamentos imobiliários como na de intermediação de imóveis de terceiros, e realizado no período milhares de negócios envolvendo todos os tipos de imóveis residenciais e comerciais nas áreas de venda e locação, e tendo mais recentemente promovido a incorporação e a comercialização de milhares de unidades voltadas a classe média e popular; vice-presidente de Intermediação Imobiliária e Marketing do Secovi-SP (2016/2018); presidente da Comissão da Indústria Imobiliária/CBIC (2014/2017).

Luiz Frederico Rangel de Freitas – Arquiteto e urbanista pela FAU-USP, palestrante e consultor de vários júris de arquitetura e urbanismo (Master Imobiliário – FIABCI, ABCEM, entre outros). Fundador e atualmente sócio titular da UNIARQ Arquitetura Ltda. (sociedade fundada em 1978, empresa de projetos, planejamento e consultoria com aproximadamente 5 milhões de m² projetados, em mais de 350 projetos até o presente (www.uniarq.com.br), escritório associado à AsBEA, SINAENCO e SECOVI. Membro titular da CTLU (Câmara Técnica de Legislação Urbana da SEL-SMDU/PMSP) representando a FECOMERCIO desde 2006. Como associado ao SECOVI-SP é membro do grupo da Vice-Presidência de Legislação Urbanística.

Mauro Teixeira Pinto – Graduado em Economia pela Universidade de São Paulo – 1988. Mestre em Economia pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo – 1994. Consultor Arthur Andersen 1987-1990. Consultor Andersen Consulting 1990-1992. Analista Econômico Unibanco 1993-1994. Professor Economia Universidades Mackenzie e Oswaldo Cruz – 1994-1998. Diretor TPA Empreendimentos Ltda. desde 1995 e Diretor Secovi desde 2008.

José Ricardo Noronha - Vendedor (com enorme orgulho!), palestrante, professor, escritor, consultor e um sujeito apaixonado pelo mundo das vendas que tem por Sonho e Missão transformar a carreira e a vida de milhares de profissionais e os resultados de vendas de empresas através do compartilhamento de lições, experiências, dicas e da minha própria história de superação pessoal. Apontado pelos exigentes leitores e assinantes da Revista VendaMais como um dos 5 maiores palestrantes e professores de vendas do Brasil. Bacharel em Direito pela PUC/SP e MBA Executivo Internacional pela FIA/USP com módulos internacionais na EM Lyon Business School na França, na Universidade de Cambridge na Inglaterra e na Vanderbilt University nos Estados Unidos. Especialização em Marketing, Empreendedorismo, Empreendedorismo Social e Vendas pela Vanderbilt University (Owen Graduate School of Management). Fez o curso de Negociação e Liderança da Harvard Law School. Entre 2004 e 2013, vendedor e diretor geral da GlobalEnglish (empresa do maior Grupo Educacional do Mundo - Pearson) no Brasil, tendo, ao lado de sua equipe, transformado a operação brasileira na maior operação da empresa no mundo inteiro. Membro da Academia de Letras de São João da Boa Vista. Hoje dedica-se à sua consultoria Paixão por Vendas e à Universidade das Vendas. Atua como professor dos programas de MBA da FIA, considerada a melhor e mais inovadora Escola de Negócios da América Latina pela European CEO Magazine.

Hamilton Leite - Administrador de Empresas – FAAP (1991); Pós Graduado em Gerenc. de Empresas de Construção Civil – Poli/USP; Pós Graduado em Negócios Imobiliários – FAAP/SECOVI; Mestre em Engenharia Civil e Urbana - Poli/USP; CEO da Casoi Desenvolvimento Imobiliário (1991-2017); Executivo da Universidade Secovi-SP (desde 2017); Pró-reitor da Universidade Secovi-SP (2016-2017); Vice Presidente de Sustentabilidade do Secovi-SP (2016-2017); Diretor da FIABCI Brasil; Membro do Conselho do Fundo Paulista de HIS (2010-2013); Membro do Conselho Municipal de Habitação de São Paulo (2009-2012; 2014-2016); Docente no MBA in Real Estate na ESPM e em pós-graduação na Arquitetura da Universidade Mackenzie; Vice Presidente da Coalizão de Padrões Éticos Internacionais para o setor imobiliário (www.ies-coalition.org); Membro do Conselho do CBCS (www.cbcs.org.br); Membro do Conselho do ITDP (www.itdpbrasil.org.br); Vice-Presidente da LARES (www.lares.org.br). Artigos e apresentações: www.hamiltonleite.com.br www.ies-coalition.org ); Membro do Conselho do CBCS ( www.cbcs.org.br ); Membro do Conselho do ITDP ( www.itdpbrasil.org.br ); Vice-Presidente da LARES ( www.lares.org.br ). Artigos e apresentações: www.hamiltonleite.com.br

Olivar Vitale – Relacionado na área de Real Estate como advogado em destaque no Brasil pela “CHAMBERS LATIN AMERICA – Latin America´s Leading Lawyers for Business Edição de 2012, 2013 e 2014 (The Client´s Guide)”; Conselheiro Jurídico do Secovi-SP; Conselheiro Jurídico do SindusCon-SP; Professor e Coordenador Pedagógico do Curso de “Especialização em Direito Imobiliário Empresarial”, da Universidade Secovi; Professor e Coordenador do Curso de MBA de Gestão em Negócios Imobiliários, da ESPM/Universidade Secovi; Professor na disciplina de Aspectos Comerciais e Legislação na Construção Civil, no curso de Especialização/MBA da POLI-USP; Membro Associado da MDDI - Mesa de Debates de Direito Imobiliário. Sócio fundador do VBD advogados.

*Alguns convidados especiais irão compor o quadro

Certificado

Aos alunos que participarem do curso completo (4 módulos), forem aprovados nas avaliações com a média final mínima de 5 e que tiverem uma frequência mínima de 75% nas aulas presenciais, serão fornecidos certificados de conclusão com êxito.

No caso de frequência mínima de 75% em módulos avulsos, a Universidade Secovi emitirá apenas certificado de participação referente ao respectivo módulo.

Carga horária:  48 horas/aula
Data: de 19/03/2019 a 02/07/2019 (terças-feiras), das 19 às 22 horas

(OBS: No primeiro dia do curso 19/03, a aula iniciará às 18h30.)
Orsganização em 4 módulos.


Pontuação:

                                            

 

Investimento:

Curso Completo - Presencial
Completo À vista Parcelado
Sócios Secovi-SP   R$ 2.952,00 2x R$ 1.490,00 3x R$ 1.003,00 4x R$ 760,00; 8x R$ 428,00 (Somente cartão De Crédito)
Representados R$ 3.321,00 2x R$ 1.677,00 3x R$ 1.129,00 4x R$ 855,00 8x R$ 481,00 (Somente cartão De Crédito)
Demais Interessados R$ 3.690,00 2x R$ 1.863,00 3x R$ 1.254,00 4x R$ 950,00 8x R$ 535,00 (Somente cartão De Crédito)
   
Módulos Avulsos – Presenciais
Carga horária Módulo I Módulo II Módulo III Módulo IV
Sócios Secovi-SP R$ 885,00 R$ 885,00 R$ 885,00 R$ 885,00
Representados R$ 996,00 R$ 996,00 R$ 996,00 R$ 996,00
Demais Interessados R$ 1.107,00 R$ 1.107,00 R$ 1.107,00 R$ 1.107,00
   
Curso Completo – Transmissão Simultânea
                      Completo À vista Parcelado
Sócios Secovi-SP   R$ 1.476,00 2x R$ 745,00 3x R$ 501,50 4x R$ 380,00 8x R$ 214,00 (Somente cartão De Crédito)
Representados R$ 1.660,00 2x R$ 838,50 3x R$ 564,50 4x R$ 427,50 8x R$ 240,50 (Somente cartão De Crédito)
Demais Interessados R$ 1.845,00 2x R$ 931,50 3x R$ 931,50 4x R$ 475,00 8x R$ 267,50 (Somente cartão De Crédito)
 
Módulos Avulsos – Transmissão Simultânea
Carga horária R$ 445,50 R$ 445,50 R$ 445,50 R$ 445,50
Sócios Secovi-SP R$ 498,00 R$ 498,00 R$ 498,00 R$ 498,00
Representados R$ 553,50 R$ 553,50 R$ 553,50 R$ 553,50
 

 

Aceitamos inscrições de transmissão simultânea para as regionais do Secovi-SP, empresas, entidades e órgãos públicos localizados na capital, interior de São Paulo e outros estados.
  • Formação de turma para transmissão simultânea dependerá do número de interessados.
  •  

    Informações Importantes:

    1) Os pagamentos parcelados só serão aceitos desde que a última parcela seja quitada até o penúltimo dia do curso.
    Em casos de cancelamento ou adiamento do curso:

    2) O curso poderá ser cancelado ou adiado por falta de quórum, com até 24 horas de antecedência da data prevista para seu início.

    • Na hipótese de cancelamento, serão devolvidos 100% do valor pago, por meio de depósito em conta bancária indicada pelo PARTICIPANTE, correspondente à PESSOA FÍSICA ou PESSOA JURÍDICA apontada na ficha de inscrição como responsável pelo pagamento, em até 20 (vinte) dias úteis após indicação dos dados bancários.
    • Na hipótese de adiamento, serão devolvidos, MEDIANTE REQUERIMENTO do PARTICIPANTE endereçado ao e-mail universidade@secovi.com.br, 100% do valor pago, também por meio de depósito em conta bancária indicada por ele, em até 20 (vinte) dias úteis após indicação dos dados bancários. O reembolso em ambos os casos será feito única e exclusivamente em nome de quem efetuou o pagamento.

    O reembolso em ambos os casos será feito única e exclusivamente em nome de quem efetuou o pagamento.

    3) Inclui material didático fornecido pelos docentes, (disponibilizado na área do aluno), certificado da Universidade Secovi Online.
    4) A Universidade reserva-se o direito de alterar as datas, horários ou mesmo cancelar programas, dependendo do número de interessados.

    Realização

     

     

    Inscrições e Informações

    Telefones: (11) 5591-1306 ou universidade@secovi.com.br

    Local:  Sede do Secovi-SP: Rua Dr. Bacelar, 1.043 - Vila Clementino - São Paulo - SP - 04026-002

    Estacionamento: Rua Luís Góis, 2.100

    Outras informações O Secovi-SP reserva-se o direito de alterar a data, os horários ou mesmo cancelar o curso/evento, dependendo do número de interessados.

    Metodologia:

    ü   Breve histórico da urbanização e formação das cidades;

    ü   O papel da arquitetura e do urbanismo na incorporação imobiliária;

    ü   O exemplo da explosão urbana de São Paulo;

    ü   Definições da incorporação imobiliária;

    ü   A importância da criatividade e do projeto.

    Meu Secovi

    Desde maio/ 2001, a Universidade Secovi proporcionou:

    • 833 turmas
    • 24.014 horas  
    • 23.717 alunos

    Enquete

    Como você fica sabendo dos cursos da Universidade Secovi-SP?

     
     
     
     
     
     
     

    • Ampliar
    • Biblioteca Secovi
    • Condomínios Secovi
    • GeoSecovi
    • Milenium
    • Posto de Serviços
    • PQE Secovi
    • Rede Imobiliária Secovi
    • Portal Secovi