Administração de Condomínios - Mód. I

Curso

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Administração de Condomínios - Mód. I - 34ª Turma

Data: 11/3 a 20/5/2019 (segundas e quartas-feiras, das 19h às 22h)

Objetivo:

Geral: contribuir com a profissionalização do mercado através do exercício eficaz da administração condominial, oferecendo de forma integrada e multidisciplinar a aquisição de conhecimentos fundamentais e básicos que propiciem o desenvolvimento de competências profissionais, habilidades e atitudes propositivas para a gestão e administração qualificada de condomínios

Específico: de forma integrada e relacional, propicia a aquisição de conhecimentos básicos e específicos do universo condominial referentes às questões jurídicas, administrativas, financeiras, manutenção, segurança e comportamentais. Visando qualificar, otimizar e agregar valor ao atendimento das demandas e necessidades coletivas e individuais da comunidade condominial.

Público-alvo: Síndicos, subsíndicos, profissionais de administração imobiliária e condominial, gestão de patrimônio imobiliário, flats e shoppings, gestores prediais e interessadas na área.

Programação

Pré-requisitos
Conhecimentos básicos de aritmética: porcentagem, fração e regra de três.

Competência

Este curso contribui para o desenvolvimento da seguinte competência: Preparar os participantes a ampliar seus conhecimentos sobre Administração Condominial. Para isso, este curso envolve os seguintes tópicos e ações:

-Noção histórica do surgimento e evolução social do conceito condomínio

-Conhecer as características fundamentais da estrutura formal do condomínio edilício

-Identificar direitos e deveres com relação à propriedade e o uso entre proprietários, inquilinos e usuários

-Identificar os principais aspectos da legislação condominial para o funcionamento legal do condomínio

-Identificar as principais características e diferenças de função entre a convenção e o regimento interno

-Compreensão básica da natureza jurídica e os tipos de assembleia

-Identificar as responsabilidades da administradora e do síndico

-Compreensão básica da estrutura técnica da gestão financeira do condomínio e seus parâmetros legais

-Conhecer a legislação condominial específica que regra as multas e estabelece relações com os direitos e deveres dos condôminos

-Conhecer as principais obrigações relativas à legislação trabalhista e sua hierarquia: Constituição, CLT e Convenção Coletiva

-Conhecer a composição da folha de pagamento: salário, adicionais, benefícios e encargos sociais

-Compreender de forma básica os tipos de manutenção e as relações custos, benefícios e segurança

-Compreensão básica de como montar um programa de manutenção preventiva para agregar valor a gestão e administração condominial

-Compreender as limitações legais do síndico para autorizar e monitorar obras nas unidades privativas e a importância do condomínio ter um manual de obras e reformas

-Ter compreensão básica de como elaborar um programa de gerenciamento de riscos como ferramenta de segurança e agregação de valor à gestão e administração condominial

-Conhecer basicamente a estrutura e finalidade dos programas PPRA, PCMSO e CIPA

-Saber identificar e classificar os riscos potenciais de incêndio no sistema condomínio e compreender de forma básica os métodos de extinção do fogo

-Compreender basicamente as características e função dos equipamentos de combate a incêndio obrigatório no sistema condomínio

-Compreender basicamente as normas, legislação e procedimentos de manutenção preventiva dos sistemas e equipamentos de combate a incêndio do sistema condomínio


Ementa

  • Perfil Histórico do Conceito Condomínio
  • Estrutura Formal do Condomínio Edilício
  • Responsabilidade civil do condomínio e da empresa administradora
  • Perfil da Legislação Aplicada ao Condomínio
  • Organização e Funcionamento do Condomínio Edilício
  • Assembleia Condominial
  • Gestão e Administração do Condomínio Edilício
  • Administração Financeira do Condomínio Edilício
  • Cobrança Extrajudicial
  • Administração de Pessoal - Legislação Trabalhista
  • Atendimento ao Cliente
  • Gestão do Sistema de Manutenção Predial
  • Gestão de Reformas e Alterações de Uso
  • Gerenciamento de Riscos no Condomínio
  • Sistema de Segurança Contra Incêndio
  •  

    Programa

    Breve Perfil Histórico do Conceito Condomínio
    Comunhão
    Condomínio
    Direito de Posse
    Função Social da Propriedadee
    Propriedade Condominial

    Estrutura Formal do Condomínio Edilício
    Condomínio Edilício
    Área privativa (unidade exclusiva)
    Áreas de uso comum
    Fração ideal
    Propriedade pública/entorno
    Condômino - Proprietário
    Inquilino – Usuário
    Tipos de condomínio

    Responsabilidade civil do condomínio e da empresa administradora
    Conceitos e classificações
    Fundamentação legal
    Generalidades sobre o tema
    Tendências jurisprudenciais
    Casos reais mais frequentes

    Perfil da Legislação Aplicada ao Condomínio
    Costumes - Legislação
    Hierarquia da legislação
    Legislação – Singularidades

    Organização e Funcionamento do Condomínio Edilício
    Convenção do Condomínio
    Regimento Interno
    Corpo Diretivo
    Assembleia Condominial
    Assembleia como ato jurídico

    Assembleia Condominial
    Natureza jurídica
    Tipos e procedimentos para realização
    Descrever o relacionamento do administrador com o conselho, moradores e colaboradores
    Reconhecer as mais comuns barreiras de comunicação
    Demonstrar a habilidade de saber ouvir
    Interpretar o comportamento não verbal
    Comparar estilos de resolução de conflitos
    Descrever o relacionamento do administrador com o conselho, moradores e colaboradores
    Reconhecer as mais comuns barreiras de comunicação
    Demonstrar a habilidade de saber ouvir
    Interpretar o comportamento não verbal
    Descrever a autoridade do Conselho Administrativo e a importância de educar o Conselho sobre suas responsabilidades
    Definir os diversos tipos de reuniões (do conselho, especiais, anuais, emergenciais, executivas etc) e suas políticas e procedimentos
    Conduzir os processos de reunião pertinentes, incluindo as atas e a exigência legal de aviso prévio

    Gestão, Administração e Administradoras
    Gestão Condominial
    Administração Condominial
    Autogestão e Autoadministração
    Sindico Profissional
    Administradoras

    Administração Financeira do Condomínio Edilício
    Despesas ordinárias
    Despesas extraordinárias
    Tipos de Rateios
    Fundo de reserva
    Previsão orçamentária
    Prestação de contas
    Tipos de contas
    Contas contábeis

    Cobrança Extrajudicial
    Cobrança Extrajudicial
    Proprietário Condominial
    Cessionário
    Promitente
    Inadimplência Condominial
    Notificação Extrajudicial
    Mediação
    Conciliação
    Novação

    Gestão de Pessoal
    Legislação Trabalhista
    Admissão e Demissão
    Piso Salarial
    Convenção Coletiva
    Profissões existentes no condomínio
    Contratos de Trabalho
    Salário
    Adicionais
    Benefícios
    Encargos Sociais
    Hora Extra
    Compreender a importância da análise da função nos seguintes aspectos:
    Identificar práticas de contratação eficazes
    Orientar o colaborador de forma bem-sucedida
    Realizar avaliações de desempenho efetivas
    Lidar com ações disciplinares legalmente
    Gerenciar a rotatividade de colaboradores

    Técnicas e Estratégias para Maior Performance no Relacionamento com o Cliente
    Conceitos, propósitos e objetivos no Atendimento ao Cliente no segmento de Condomínio
    Competências e Objetivos para o Profissional de Relacionamento
    Como construir um Relacionamento Interpessoal com os Clientes: Síndicos/ Condôminos/ Conselheiros/ Proprietários/ Locatários/ Inquilinos/ Ocupantes/ Funcionários/ Parceiros/ Fornecedores e Prestadores de Serviço
    Como lidar com diferentes perfis de Clientes

    Introdução à Manutenção e Operação Predial
    Conceito de Manutenção e Operação Predial
    Introdução à Manutenção e sua importância
    Manutenção no contexto da relação custo e benefício
    Programa de manutenção preventiva
    Círculo virtuoso e círculo tortuoso como processo de valorização social e patrimonial

    Vistoria Predial
    Vistoria como ferramenta de prevenção
    Relação de competências entre inspeção, vistoria e fiscalização
    Vistoria simulada de um edifício

    Gerenciamento de Risco
    Gerenciamento de riscos no condomínio
    Riscos existentes no sistema condomínio
    Dimensões do risco: probabilidade e impacto
    Gerenciamento de riscos: método e estratégias
    Classificação dos tipos de riscos conforme origem e causas

    Prevenção e Combate a Incêndio
    Incêndio - como fenômeno passível de ser prevenido e controlado
    Riscos potenciais de incêndio no sistema condomínio
    Ciência do Fogo: causa, composição e extinção
    Combustível, comburente e calor
    Métodos de extinção: abafamento, remoção de material e resfriamento
    Ações preventivas: normatização e procedimentos específicos
    Equipamentos e sistemas fundamentais: normatização, funcionamento e manutenção preventiva
    Legislação específica
    Brigada de incêndio e equipe de emergência

    Avaliação da Aprendizagem
    Será realizada prova de avaliação ao término do curso com a finalidade de identificar o nível de aprendizagem conforme os objetivos estabelecidos.

    A avaliação terá os seguintes critérios:
    - Aplicação no último dia de aula
    - Nota: de 0 a 10 pontos
    - Média de aprovação: 6,0 (seis)

    Perfil dos Docentes

    Carlos Eduardo Soares - 
    Formado em Arquitetura e Urbanismo pela UMC; Pós-Graduado em Gestão de Marketing de Serviços pela FAAP; atuando desde 1996 em nas maiores empresas administradoras de condomínio do mercado e como sócio-diretor na Robotton Master Assessoria Imobiliária até 2002. Nesse período especializou-se na realização de assembleias de instalação e atualmente atua numa incorporadora na área de pré-implantação de condomínios.

    Guilherme de Barros Monteiro Ribeiro - Engenheiro, corretor de imóveis, consultor, pós-graduado em Perícias e Avaliações, mestrando em Administração – FGV, executivo e empreendedor do mercado imobiliário (Diretor Inovação Imobiliária, Regus & HQ Group, Fernandez Mera, Cia. Bandeirantes, Secovi, IREM), Instrutor da Universidade Secovi, FGV, FAAP, ESPM, FIA, UBS e CRS; Certificações imobiliárias: ARM, CPM, CIPS, ABR, TRC, e-Buyer, Fire/Up e CERSIM. Autor de 2 livros e diversos manuais do mercado imobiliário.

    João Paulo Rossi Paschoal -  Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo – SP; Especialista em Direito Civil pela - ESA-OAB - Escola Superior da Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil; Mestre em Direito das Relações Sociais pela PUC/SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Assessor Jurídico do SECOVI-SP; Instrutor da Universidade SECOVI-SP; Autor de artigos jurídicos e palestrante sobre temas de Direito Imobiliário.

    Marco Cesar Braga Gubeissi - Administrador de Empresas pela FAAP; Advogado pela FMU; ARM - pelo IREM/EUA; CPM - pelo IREM/EUA; Coordenador do Núcleo das Administradoras de Condomínios; Vice-Presidente do Capítulo Brasileiro do IREM; Sócio da Verti Administração e Assessoria Imobiliária.

    Michel Rosenthal Wagner  - Advogado especialista em Direito Imobiliário, Contratual e Educacional, membro da LARES – Latin American Real Estate Society, membro Técnico das Vice-Presidências de administração imobiliária, condomínios e sustentabilidade do Secovi. Presidente da Comissão de Direito Imobiliário, Urbano e de Vizinhança da OAB/SP – seccional Pinheiros. Membro da Câmara Ambiental do Instituto Brasileiro de Avaliações e Pericias de Engenharia do Estado de São Paulo - IBAPE/SP. Mestre pela PUC/SP em Direitos difusos e coletivos com o trabalho: situações de vizinhança no condomínio edilício: soluções de conflito, mediação e paz social - aspectos filosóficos, urbanísticos e ambientais.

    Ricardo Barreto -  Advogado graduado pela UNG; ARM (Accredited Residential Manager) pelo IREM/EUA ( Institute of Real Estate Management ); 14 anos de experiência na administração de propriedades residenciais e comerciais; Instrutor da Universidade Secovi.

    Ricardo dos Santos Ferreira Gonçalves - Engenheiro Civil formado pela FAAP; Especialista em Gerenciamento de Empreendimentos Imobiliários formado pela Fundação Getúlio Vargas; Membro da Vice-Presidência de Administração Imobiliária e Condomínios do Secovi; Instrutor da Universidade Secovi.

    Wanda Sanchez -  Psicóloga, Escritora e Palestrante em  Customer Services  em todo Brasil. Fez parte do corpo docente do Centro Universitário Ibero-Americano, estruturando o curso Gestão de Relacionamento com o Cliente. Contribuiu em empresas como: Correios, Sabesp, AES Eletropaulo, Bradesco, Natura, Senac, entre outras. É autora do livro premiado pela Associação Brasileira de Teleserviços: "Monitoria do Relacionamento com o Cliente – Desenvolvendo Talentos e Alcançando resultados no Relacionamento com o Cliente".

    Wilson Cedismondi -  Formado em Administração de Empresas pela Fecap (Fundação Escola Álvares Penteado) e Fatec-Uniesp, com especialização em Psicologia Empresarial. Especialista em Auditoria Trabalhista e Gestão de Pessoal. Professor da Universidade Secovi-SP, Faculdade e Colégio Radial,, ministrando os temas Administração Financeira, Administração de Recursos Humanos, Administração Mercadológica, Organização Técnica Comercial, Treinamento Motivacional e Desenvolvimento Pessoal. É consultor do setor de treinamento do SindusCon-SP, Sindeprestem-SP e do Sescon-SP. Com especialidade na área condominial e construção civil desde 1998.

    Certificado
    Serão emitidos certificados online aos alunos aprovados na avaliação e que tiverem frequência mínima de 75%.

    Referências Bibliográficas
    ANGÉLICO, Américo Izidoro.  Condomínio no Novo Código Civil. 3a Edição.  Editora Juarez de Oliveira, 2005.
    - RIBEIRO, Guilherme de Barros Monteiro.  Condomínios: Gestão Financeira para Administradores . Millenium Editora, 2002.
    - RIBEIRO, Guilherme de Barros Monteiro e outros.  Inspeção Predial - Check-up Predial: Guia da Boa Manutenção . 3ª edição . Leud, 2012.
    - SOUZA, Agnaldo Celino.  Condomínio em Edifícios – Manual do Condômino.  5a Edição. Editora Atlas S.A, 2007.
    - ELIAS FILHO, Rubens Carmo.  As despesas do condomínio edilício .  São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2006.
    - FUCCI, Paulo Eduardo.  Condomínio, Estatuto da Cidade e o novo Código Civil . São Paulo: Juarez de Oliveira, 2003.
    - LOPES, João Batista.  Condomínio . 6ª ed. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 1997.
    - MALUF, Carlos Alberto Dabus, MARQUES, Márcio Antero Motta Ramos.  O condomínio edilício e o novo Código Civil . São Paulo: Saraiva.
    - KOJRANSKI, Nelson.  Condomínio edilício: aspectos jurídicos relevantes . Rio de Janeiro: GZ, 2011.
    - PEREIRA, Caio Mário da Silva.  Condomínios e incorporações . Rio de Janeiro: Forense, 1999.
    - QUEIROZ, Luiz Fernando de.  Guia do condomínio IOB . São Paulo: IOB, 1994.
    - RUGGIERO, Biasi Antonio.  Questões imobiliárias . São Paulo: Saraiva, 1997.
    - TARCHA, Jorge, SCAVONE JÚNIOR, Luiz Antonio.  Despesas ordinárias e extraordinárias de condomínio: manual de orientação para condôminos, síndicos, locadores, locatários e profissionais de direito . São Paulo: J. de Oliveira, 1999.
    - TERRA, Marcelo.  Temas jurídicos nos negócios imobiliários . São Paulo: IOB, 1991.
    - VIANA, Marco Aurélio S.  Manual do condomínio edilício . Rio de Janeiro: Forense, 2009.
    - BERGAMINI, M.C.  Capital Humano  – O que é e por que as pessoas investem nele, São Paulo, Nobel, 2001.
    - FITZ-ENZ J.  Retorno do investimento em capital humano , medindo o valor econômico dos desempenhos dos colaboradores, São Paulo, Futura, 2000.
    - GUBMAN, E. L. Talento, Desenvolvendo pessoas e estratégias para obter resultados extraordinários, São Paulo, Campus, 5ª Edição, 1999. 
    - MATOZO, L.,  Call Center modismo ou realidade?  Rio de Janeiro, Editora Record 2000.
    - PEPPPERS AND ROGERS GROUP,  CRM Series Marketing 1 to 1 , São Paulo, Makron Books, 2000. 
    - PEPPPERS AND ROGERS GROUP,  Call Center 1 to 1 , São Paulo, Makron Books, 2001.
    - SANCHEZ, WANDA,  Monitoria em Call Center – Desenvolvendo talentos e alcançando resultados no relacionamento com o cliente,  São Paulo, Nobel, 2010.
    - AMORIM José Roberto Neves/CASCONI Francisco Antonio -  Condomínio Edilício  - aspectos relevantes - Editora Método - 2ª edição - São Paulo - SP – 2002.
    - ARAUJO Lino/ JAFET Sergio/Rocha Gabriela -  Ser Síndico Não É Padecer no   Condomínio  - Amaral Gurgel Editorial - 1ª edição - São Paulo - SP – 2014. 
    - FRANCO J. Nascimento -  Condomínio  - Editora Revista dos Tribunais - 2ª edição - São Paulo - SP – 1999.
    -LOPES João Batista -  Condomínio  - Editora Revista dos Tribunais - 8ª edição - São Paulo - SP – 2003
    NETO João Alfredo Mello -  Manual Teórico e Prático do Condomínio  - Editora Aide - 2ª edição - Rio de Janeiro - RJ  -1996. 
    - OLIVEIRA Cristiano de Souza -  Sou Síndico e Agora ?  - Grupo Direcional - 1ª edição - São Paulo - SP – 2012. 
    - WAGNER Michel Rosenthal -  Situações de Vizinhança no Condomínio Edilício, desenvolvimento sustentável das cidades, soluções de conflitos, mediação e paz social  - Editora Millennium - 1ª edição - São Paulo - SP – 2015.

    Carga horária:  60 horas
    Local:
    Sede Secovi-SP: Rua Doutor Bacelar, 1043 – Vila Mariana, São Paulo-SP.

    Investimento

    Presencial

    Participantes À vista com desconto Parcelado
    Sócios Secovi R$ 2.880,00 2x R$ 1.498,00 3x R$ 1.017,00 4x R$ 777,00 5x R$ 633,00 8x R$ 417,00
    (cartão de crédito)
    Representados R$ 3.240,00 2x R$ 1.684,00 3x R$ 1.144,00 4x R$ 874,00 5x R$ 712,00 8x R$ 469,00
    (cartão de crédito)
    Demais Interessados R$ 3.600,00 2x R$ 1.872,00 3x R$ 1.272,00 4x R$ 972,00 5x R$ 792,00 8x R$ 522,00
    (cartão de crédito)


    Transmissão Simultânea

    Participantes À vista com desconto Parcelado
    Sócios Secovi R$ 960,00 2x R$ 499,00 3x R$ 339,00 4x R$ 259,00 5x R$ 211,00 8x R$ 139,00
    (cartão de crédito)
    Representados R$ 1.080,00 2x R$ 561,00 3x R$ 381,00 4x R$ 291,00 5x R$ 237,00 8x R$ 156,00
    (cartão de crédito)
    Demais Interessados R$ 1.200,00 2x R$ 624,00 3x R$ 424,00 4x R$ 324,00 5x R$ 259,00 8x R$ 174,00
    (cartão de crédito )

    Pontuação:

     

    Aceitamos inscrições de transmissão simultânea para as regionais do Secovi, empresas, entidades e órgãos públicos localizados na capital, interior de São Paulo e outros estados. Formação de turma para transmissão simultânea dependerá do número de interessados


    Informações Importantes:

    1) Os pagamentos parcelados só serão aceitos desde que a última parcela seja quitada até o penúltimo dia do curso.
    2) Em casos de cancelamento ou adiamento do curso:

    Em casos de cancelamento ou adiamento do curso: O curso poderá ser cancelado ou adiado por falta de quórum, com até 24 horas de antecedência da data prevista para seu início;

    • Na hipótese de cancelamento , serão devolvidos 100% do valor pago, por meio de depósito em conta bancária indicada pelo PARTICIPANTE, correspondente a PESSOA FÍSICA ou PESSOA JURÍDICA apontada na ficha de inscrição como responsável pelo pagamento, em até 20 (vinte) dias úteis após indicação dos dados bancários; Na hipótese de adiamento, serão devolvidos, MEDIANTE REQUERIMENTO do PARTICIPANTE endereçado ao e-mail da universidade@secovi.com.br , 100% do valor pago, também por meio de depósito em conta bancária indicada por ele, em até 20 (vinte) dias úteis após indicação dos dados bancários;
    • O reembolso em ambos os casos será feito única e exclusivamente em nome de quem efetuou o pagamento. uacute;teis após indicação dos dados bancários;

    O reembolso em ambos os casos será feito única e exclusivamente em nome de quem efetuou o pagamento.

    3) Inclui material didático fornecido pelos docentes (disponibilizado online na área do aluno) e certificado da Universidade Secovi.
    4) A Universidade reserva-se o direito de alterar as datas, horários ou mesmo cancelar programas, dependendo do número de interessados.
    5) Água e bebidas disponíveis na máquina de café do mezanino serão oferecidas gratuitamente aos alunos. Outras bebidas e alimentos podem ser comprados na máquina de autoatendimento situada no térreo.

    Realização

     

    Este curso é pré-requisito para as certificações:

          

     

    Inscrições e Informações

    Telefones: (11) 5591-1306 ou universidade@secovi.com.br

    Local:  Sede do Secovi-SP: Rua Doutor Bacelar, 1043 – Vila Mariana, São Paulo-SP.

    Outras informações: O Secovi-SP reserva-se o direito de alterar a data, os horários ou mesmo cancelar o curso/evento, dependendo do número de interessados.

    Meu Secovi

    Desde maio/ 2001, a Universidade Secovi proporcionou:

    • 833 turmas
    • 24.014 horas  
    • 23.717 alunos

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