Uma escola para o mercado imobiliário

Primeira do gênero no setor imobiliário, criada em maio de 2001 a Universidade Secovi já promoveu, em mais de uma década de atividades, 753 turmas, 21.715 horas/aula, formando 21.647 alunos.

As iniciativas da universidade corporativa do Sindicato contribuem sobremaneira para o aprimoramento de profissionais e empresários ligados aos mais diversos segmentos do mercado imobiliário. Gerentes, auxiliares, bem como síndicos e empregados de condomínios, diretores e proprietários de empresas de incorporação, loteamento, imobiliárias e administradoras de condomínio têm sido o público-alvo da Universidade.

A série de cursos também contempla um MBA ministrado em parceria com instituição de ensino renomada. O MBA Negócios Imobiliários, oferecido desde 2010 em parceria com a ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), conta com mais de 1 mil profissionais formados desde a sua criação em 1989.

Outra iniciativa foi a criação, em 2010, do curso “Gestão e Administração de Condomínios – HIS (Habitação de Interesse Social)”, exclusivamente para a Secretaria Municipal da Habitação de São Paulo, com a finalidade de capacitação técnica e sociocultural de representantes dos condomínios de interesse social, sejam síndicos ou sujeitos multiplicadores. O objetivo é capacitar o morador representante de um movimento ou empreendimento a exercer as atividades atinentes à Administração e Gestão de um condomínio HIS.

O aluno será capacitado a viver numa comunidade organizada, se relacionando com os demais com a finalidade de gerir seu condomínio conforme a legislação determina, minimizando os riscos de problemas com inadimplência, violência, manutenção e conservação, dentre outros. O curso trabalhará a construção das responsabilidades, bem como das obrigações e deveres de cada morador.

Acompanhando a tendência, Ensino a Distância também passou a fazer parte do portfólio de cursos da instituição. Já compõem a grade EAD nove cursos, cinco voltados para Condomínios, dois para Comercialização, um para Direito e um para construção civil e projetos.

Sempre visando à educação continuada, a Universidade Secovi lançou o Programa de Certificação Profissional. A certificação é um reconhecimento formal aos profissionais capacitados para exercer a função, mediante cumprimentos de exigências mínimas de educação fundamental e específica, comprovando experiência na área. Um dos objetivos é criar um diferencial competitivo e aprimorar o mercado de trabalho.

Desde a sua criação, portanto, a instituição assumiu a vanguarda na difusão de conhecimentos e democratização da informação, inclusive internacionalmente, por intermédio dos vários convênios com instituições dos Estados Unidos e Europa, mas sempre em sintonia com outras importantes iniciativas do Sindicato, como o PQE (Programa Qualificação Essencial), com o objetivo de promover o crescente aprimoramento profissional e estimular o compromisso com a ética e a responsabilidade social para com as empresas que nele se inscrevem nas áreas de locação, compra e venda, administração de condomínios e loteamentos/Associações de Adquirentes de Lotes. Temos ainda a preocupação de mostrar ao consumidor as empresas do setor imobiliário que se destacam pela eficiência e excelência conquistada pelos seus recursos.

O desempenho da Universidade Secovi cresce mais em importância quando se percebe que as consequências da globalização já se fazem sentir em todo o setor imobiliário, provocando profundas alterações no ambiente de negócios.