Uma escola para o mercado imobiliário

Primeira do gênero no setor imobiliário, criada em maio de 2001 a Universidade Secovi já promoveu, em mais de uma década de atividades, cerca de 690 cursos, formando mais de 20 mil alunos.

As iniciativas da universidade corporativa do Sindicato contribuem sobremaneira para o aprimoramento de profissionais e empresários ligados aos mais diversos segmentos do mercado imobiliário. Gerentes, auxiliares, bem como síndicos e empregados de condomínios, diretores e proprietários de empresas de incorporação, loteamento, imobiliárias e administradoras de condomínio têm sido o público-alvo da Universidade.

A série de cursos também contempla um MBA ministrado em parceria com instituição de ensino renomada. O MBA Negócios Imobiliários, oferecido desde 2010 em parceria com a ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), conta com mais de 1 mil profissionais formados desde a sua criação em 1989.

Outra iniciativa foi a criação, em 2010, do curso “Gestão e Administração de Condomínios – HIS (Habitação de Interesse Social)”, exclusivamente para a Secretaria Municipal da Habitação de São Paulo, com a finalidade de capacitação técnica e sociocultural de representantes dos condomínios de interesse social, sejam síndicos ou sujeitos multiplicadores. O objetivo é capacitar o morador representante de um movimento ou empreendimento a exercer as atividades atinentes à Administração e Gestão de um condomínio HIS.

O aluno será capacitado a viver numa comunidade organizada, se relacionando com os demais com a finalidade de gerir seu condomínio conforme a legislação determina, minimizando os riscos de problemas com inadimplência, violência, manutenção e conservação, dentre outros. O curso trabalhará a construção das responsabilidades, bem como das obrigações e deveres de cada morador.

Acompanhando a tendência, Ensino a Distância também passou a fazer parte do portfólio de cursos da instituição. Já compõem a grade EAD sete cursos, quatro voltados para Condomínios, dois para Comercialização e um para Direito.

Sempre visando à educação continuada, a Universidade Secovi lançou o Programa de Certificação Profissional. A certificação é um reconhecimento formal aos profissionais capacitados para exercer a função, mediante cumprimentos de exigências mínimas de educação fundamental e específica, comprovando experiência na área. Um dos objetivos é criar um diferencial competitivo e aprimorar o mercado de trabalho.

Desde a sua criação, portanto, a instituição assumiu a vanguarda na difusão de conhecimentos e democratização da informação, inclusive internacionalmente, por intermédio dos vários convênios com instituições dos Estados Unidos e Europa, mas sempre em sintonia com outras importantes iniciativas do Sindicato, como o PQE (Programa Qualificação Essencial), com o objetivo de promover o crescente aprimoramento profissional e estimular o compromisso com a ética e a responsabilidade social para com as empresas que nele se inscrevem nas áreas de locação, compra e venda, administração de condomínios e loteamentos/Associações de Adquirentes de Lotes. Temos ainda a preocupação de mostrar ao consumidor as empresas do setor imobiliário que se destacam pela eficiência e excelência conquistada pelos seus recursos.

O desempenho da Universidade Secovi cresce mais em importância quando se percebe que as consequências da globalização já se fazem sentir em todo o setor imobiliário, provocando profundas alterações no ambiente de negócios.